terça-feira, 1 de maio de 2012

Força Gravitacional Do Sol Parece Ter Aumentado - Atualização

Foto/crédito: NASA SDO
 "Fantasmas do Sol"

Por Gério Ganimedes


Por alguma razão desconhecida, a força de gravidade de nossa estrela parece ter aumentado nas duas ultimas semanas. Estive observando os gráficos disponibilizados pelo site (http://www.n3kl.org/sun/noaa.html) , fotos da SOHO/NASA - SDO e dados fornecidos pelo Spaceweather.com e cheguei a conclusão de que alguma mudança significativa aconteceu no sol. A atividade solar é baixa, com apenas um pequeno número, de pequenas explosões de Classe C, provenientes de algumas das regiões ativas espalhadas pelo disco solar. Apesar de serem explosões de pouco poder de fogo, as chamas não conseguem sair da atmosfera solar. A exemplo, ocorreu com uma erupção da mancha solar AR1465 em 29 de abril que nem sequer saiu do chão. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou esta fuga frustrada, do que estou chamando de Fantasmas do Sol (adoro criar expressões e nomes – estou virando um “especialista”). O grupo de manchas ativas AR1465 disputou, assim como outras anteriores, um jogo de braço contra a gravidade do sol e mais uma vez, a gravidade ganhou. A Atividade solar deve permanecer baixa para as próximas 24 a 48 horas, com não mais do que 1% de explosões de Classe X (mais fortes).  

Está parecendo que nossa estrela mãe esta passando por uma mudança no núcleo magnético, o que poderia estar causando este fenômeno de alteração de campo gravitacional. Mudanças no núcleo da estrela mudam, os fluxos de plasma e gás que circulam a superfície do sol. Um dos sintomas desta alteração seria o desaparecimento dos buracos coronais e a retenção das chamas arremeçadas pelas EMCs (Ejeções de Massa Coronal).

O que isso significa? Isso é bom ou ruim? Bem, a nível de segurança para a nossa magnetosfera (escudo geomagnético da Terra), que tem que trabalhar bastante para segurar as ondas de choque, de partículas carregadas, provenientes do sol e causadas pelas EMCs, é ótimo. Analisando por outro ângulo, e observando diretamente nossa estrela, poderia estar demonstrando mudanças de comportamento em seu motor magnético. Estes podem ser sinais do encerramento de um ciclo de baixa atividade e o início de uma nova fase de instabilidade da superfície - com mais erupções violentas. A área climática, tanto terrestre ou espacial é uma ciência não exata, então fica difícil dizer o que o Sol nos reserva, no entanto algo aconteceu por lá, seja por fator externo ou interno. 

“Mudanças, podem ser favoráveis ou desfavoráveis...Digo isso por experiência própria e por estar vivendo na pele”.

Gério Ganimedes

Fonte de pesquisa: Spaceweather.com, NOAA, SOHO, Stereo Ahead/Behind.
Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Atualização de Postagem 

Continuando o estudo sobre o comportamento de nossa estrela, avançando mais na análise das características apresentadas, pude perceber que o que está acontecendo é uma mudança polar.  Pesquisando atrás de mais dados relativos a estas anomalias, ciclos naturais, ou eventos causados por aproximação de um corpo massivo estranho ao sistema, recorri aos links de um dos comentários de nossos leitores e encontrei isso:

O Sol pode ter em breve quatro pólos, dizem pesquisadores.


Ilustração/crédito: The Asahi Shimbun

O sol pode estar entrando em um período de atividade reduzida, o que poderia resultar em temperaturas mais baixas na Terra, de acordo com pesquisadores japoneses. Funcionários do Observatório Astronômico Nacional do Japão e da fundação Riken de pesquisa, disseram em 19 de abril, que a atividade das manchas solares parecem se assemelhar com um período de 70 anos, do século 17, em que o Tamisa de Londres congelou e que flores de cerejeiras floresceram mais tarde que o habitual em Kyoto no Japão.  O estudo japonês descobriu que a tendência da atividade das manchas solares atual, é semelhante aos registros desse período histórico. Os pesquisadores também encontraram sinais de mudanças magnéticas incomuns no sol. Normalmente, o campo magnético do sol vira uma vez a cada 11 anos. Em 2001, o pólo norte magnético solar, que estava no hemisfério norte, virava para o sul.

 
Enquanto os cientistas previram que a inversão seguinte começaria a partir de Maio de 2013, o Hinode - Satélite Solar de Observação descobriu que o pólo norte do sol começou uma alteração cerca de um ano antes do esperado. Não houve alteração perceptível no pólo sul. No entanto, se essa tendência continuar, o pólo norte pode completar a inversão em maio 2012. O que pode acontecer é se criar uma estrutura de quatro pólos magnéticos no sol, com dois novos pólos criados na vizinhança do equador de nossa estrela.


Esperamos com nossos estudos, não alarmar nossos leitores, apenas informar sobre eventos que estão sendo pesquisados, descobertos e não abertos de forma pública pelos meios convencionais. 

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Sétimo o antigo (leitor).
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


4 comentários:

  1. Creio que o Sol deve estar recebendo influências do Universo. O Cosmo tem um dinamismo que ainda não conhecemos. O Sol por sua vez dita normas na estrutura e vida Terrena. Um dos fatores de extrema importância é o fator do comportamento humano. Maior ou menor atividade Solar esta diretamente relacionado com a trajetória humana. Com certeza você está se elevando. Um amigo.

    ResponderExcluir
  2. Reversão Polar Solar 1 ano de antecedência >
    http://conexaodamatrix.blogspot.com.br/2012/04/reversao-polar-solar-com-1-ano-de.html
    Seja a Paz...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Gério ! eu tenho algo interessante para te falar a respeito dessa fase estranha da nossa estrela, na verdade isso era para se esperar para daqui um ano ou mais , mas parece que o tempo dela não é o nosso...e todo o processo foi adiantado, os campos magneticos do sol estão a se reverter tornando-se quadrupolar agora em maio, onde campos positivos vão surgir na pólos Norte e Sul e os campos negativos vão surgir na linha do equador, de acordo com o Observatório Astronómico Nacional do Japão e outros institutos. Oque me preocupa nisso não é as tempestades em si, e sim a cadeia de processos que podem ocorrer a partir disso com todos os planetas do sistema solar, se o sol mudar de polo , é possivel que os planetas que o circulam também mudem??? fica ai a pergunta . Acho que vocês podem ir atras de mais informações nestas fontes :

    http://ajw.asahi.com/article/behind_news/social_affairs/AJ201204200075

    http://www.thetruthbehindthescenes.org/2012/04/23/solar-poles-to-become-quadrupolar-in-may-2012-one-year-earlier-than-expected/

    http://www.yomiuri.co.jp/science/news/20120420-OYT1T00615.htm

    creio eu que essa seja a melhor explicação para os acontecimentos decorrentes , ao qual você indaga em seu post. Muito obrigado pela atenção e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo. Não quis colocar de todo minha teoria no ar, para não preocupar nossos leitores, mas diante sua colocação vou dar meu parecer baseado em observações, cartas, gráficos e imagens que tenho simulado. Vamos ser atraidos pelo campo gravitacional do Sol. No entanto este porcesso pode demorar ou ser mais rápido do que imaginamos, isto causaria uma mudança significativa no eico da Terra causando tambem um giro polar. Abraços. Este é meu ponto de vista baseado em minhas análises.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...