segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Espera de um Sinal...

Rádio Telescópio Amador - Gério Ganimedes



Por Gério Ganimedes


Desde os primórdios da humanidade o homem tem buscado formas de se comunicar com as estrelas, com os animais e até mesmo com as plantas. O maior medo do homem é o silêncio e a solidão. Não fomos feitos para vivermos sozinhos e ao menor sinal, de que podemos ficar assim, buscamos desesperadamente nos comunicar, fazer amizades e deslocarmos-nos, por mais longe que esteja o nosso possível contato, seja ele com da nossa própria espécie ou até mesmo de outras. Aproximamos-nos dos animais, das plantas, da natureza, do céu e das estrelas para de alguma maneira, preenchermos qualquer espaço, por menor que seja, criado pela perda de contato com o universo ou com o mundo que nos cerca.

A vida busca o compartilhamento, a reciprocidade, a aproximação, o contato e quem sabe um sinal único de que não estamos e jamais estaremos sozinhos neste infinito universo. Nossa existência tem uma regra básica, traduzida pela palavra amor. Amor é isso, a busca da plenitude da troca, da felicidade de não estar solitário, é o compartilhamento do conhecimento dos sentimentos e da continuidade da vida. Por isso buscamos na Terra e fora dela à possibilidade de compartilhar este sentimento e assim esperamos ansiosamente a resposta positiva de nosso maior desejo – não estarmos sós neste imenso e incompreendido pedaço do infinito.

 Foto/crédito: Rafael (Austrália)

Há alguns anos o homem estuda algumas espécies de animais para tentar fazer um possível contato e troca de comunicação. Nesta sala de comunicação científica aparecem os golfinhos, que vivem em um mundo sonoro muito além do nosso, podendo distinguir pequenas diferenças na freqüência ou altura das ondas sonoras, podem ouvir e gerar sons de baixa freqüência abaixo de 20 kilohertz que se ainda se encontram dentro das capacidades humanas, assim como sons de alta frequência de até mais de 150 kilohertz, muito além o alcance da nossa audição. Além disso, os golfinhos não só podem produzir tons tal como os humanos, mas também podem se comunicar com uma variedade de frequências simultaneamente.  Através de apitos, explosão de pulsos de sons e cliques, os golfinhos usam o som não apenas para comunicar, mas para digitalizar sua presença nos arredores, distinguindo, alertando e protegendo-se com o que é conhecido como ecolocalização.

Novas pesquisas, que estão sendo apresentadas sobre métodos eletrônicos de tradução desta linguagem utilizada pelos golfinhos, podem nos colocar diante de uma espécie de "antena do SETI que, diferente de varrer o espaço atrás de um sinal de comunicação alienígena, está apontada para o mar". Penso estarmos no caminho certo, ao tentarmos primeiramente conversarmos, com aqueles que habitam a Terra a muito mais tempo do que nós e talvez tenham as respostas, para nossas intermináveis perguntas sem respostas, sobre o grande segredo de nossa existência. Acredito que no momento que conseguirmos sucesso com esta troca de informação, com espécies de animais inteligentes, o primeiro passo terá sido dado, para então podermos falar com nossos irmãos das estrelas. Talvez seja apenas isso que os seres das estrelas estejam esperando. Que saiamos de nossa limitada inteligência e nosso analfabetismo cósmico.

"Antes de sairmos desesperados em busca de um sinal, para sabermos que não estamos sós no universo, devemos compreender como ele é transmitido, termos o conhecimento e a sensibilidade pura e plena das espécies que são inteligentes e avançadas, sabermos a linguagem universal, sermos alunos e mestres, para então escutá-lo e interpretarmos seu total significado"
 
Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Olá amigo, saudade!! Como está??? Melhor???
    Sabe ví muitos documentários ( pequenos ) de cientistas de universidade, tentando uma comunicação abaixo do mar, sabe como sou não é?? Não guardo nada, ai,ai tenho que ser mais Emezinha, um dia chego lá, enfim, num desses vídeos, descobriram que eles realmente falam, cantam e tudo mais como nós ditos humanos.
    E tÊm uma inteligência avassaladora, será, apenas será, que esses animais foram sempre animais???
    Eu sei você deve estar rindo, mas ví um vídeo também( todos de universidades), que descobriram "algo" dentro de um tubarão, uma mão, não humana, ou talvez meia humana, e antes do dito cujo do ataque do tubarão, o sonar capitou "vozes" dentro do mar, vozes como uma mistura de gente a animais, mais precisamente golfinhos...
    É algo para se pesquisar e analisar.
    Beijos querido

    ResponderExcluir
  2. Interessante o nome do post, isso daria em um grande filme sobre ets, mais ja tem 'sinais', entao perdemos todas as esperanças '-'

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...