segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mais uma Nave Extraterrestre Perto do Sol?

 Edição de imagem: Gério Ganimedes


Por Gério Ganimedes


Tenho recebido e-mails e recados no Facebook, solicitando uma análise minha, das imagens da Stereo Ahead e Behind da NASA, onde, através de um vídeo postado recentemente no Youtube, são apresentadas tais imagens, levantando a hipótese de ser uma nave extraterrestre aproximando-se do Sol.

Então vamos à análise

Quero dizer que, neste caso em particular, o objeto em questão, no meu ponto de vista e análise digital, como conhecedor de óptica de telescópios e câmeras, nada mais é, do que uma aberração ou fenômeno óptico natural causado por um ajuste de foco do sistema interno da objetiva e sensores de acoplamento CCD (Dispositivo de Carga Acoplada ou em inglês - charge-coupled device)


Dispositivos de Carga Acoplada

 

Este fenômeno já foi registrado em imagens anteriores da NASA em uma de suas inúmeras missões ao espaço com o ônibus espacial. Este fenômeno se forma no momento em que, a mecanica de ajuste de foco é refletida na objetiva, que trabalha contra o próprio sistema, como um espelho refletindo de volta para o CCD a própria imagem da lente secundária ou de zoom e foco aumentando assim o ponto de luz que entra no sistema e apresentando sempre a mesma imagem característica, que se apresenta como um disco com um furo no centro e um corte (a imagem se assemelha a um CD com um corte). 

Estamos num estágio de conhecimento, que não devemos deixar passar certos detalhes básicos de observação. Este tipo de vídeo, induzindo uma situação irreal só atrapalha a ufologia. Logo vão encontrar um dragão circulando o Sol – neste caso vão culpar o São Jorge.

 Imagem de fenômeno óptico causado pela perda de foco, durante um zoom muito grande,
 obtidas durante um teste de configuração e alinhamento de lentes e 
sensores CCD da câmera do ônibus espacial. 
NASA Missão STS-75 de 1996.

Esta é a própria imagem que aparece refletida
na lente - reparem o disco preto que fica na imagem invertido 
em branco, com o furo da lente no centro em preto.

Leiam mais sobre aberrações ópticas e outros fenômenos causados por lentes e sistemas de imagem nos dois links abaixo.
Espero ter colaborado e esclarecido a dúvida de muitos ... Fiquem bem!

Gério Ganimedes

Texto e análise: Gério Ganimedes
Imagens: NASA/Stereo Ahead-Behind
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Interessante! Que está havendo uma mudança no comportamento do sol todos nós sabemos...Será que não é uma nave , ou outro tipo de tecnologia avançada estudando-o?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...