segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Confirmada a Existência de Planeta Similar a Terra

 Crédito: EPA
Um grupo de cientistas da NASA, que fazem parte da equipe que trabalha com o telescópio espacial Kepler, confirmou a existência do primeiro planeta semelhante à Terra. Ele está localizado, segundo eles, na zona habitável, onde pode existir água em estado líquido e, portanto, organismos vivos. É um marco importante na busca de planetas-gêmeos da Terra, segundo afirmativa do chefe do programa Kepler, Douglas Hudgins.

O telescópio Kepler vem ajudando astrônomos a descobrir cerca de 1000 planetas, dos quais 10 são de tamanhos semelhantes ao da Terra, mas o primeiro confirmado foi o Kepler-22b, que seria o menor, de todos que giram no meio da "zona habitável nos limites de uma estrela", semelhante ao nosso Sol. Este planeta fica a uma distância de 600 anos-luz do nosso planeta. A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira pela agência, que afirmou que o equipamento foi usado para descobrir mais 1.094 candidatos a novos planetas. Outros corpos celestes do tamanho da Terra, antes já foram descobertos, entretanto em regiões não muito propícias ao surgimento da vida como a conhecemos.

 Planeta cruzando o disco estelar - Ilustração Gério Ganimedes

O Kepler-22b é similar a Terra, contudo ainda assim, tem aproximadamente 2,4 vezes o raio da Terra. A técnica utilizada pelo telescópio Kepler, rastreia e analisa o brilho de mais de 150 mil estrelas, durante este processo, quando os planetas cruzam o disco destas estrelas analisadas, o brilho muda, neste ponto o telescópio detecta e registra, entretanto para que haja uma confirmação efetiva da existência de um planeta, são necessários pelo menos três trânsitos deste astro na frente do disco estelar.

Fonte: Space.com, EPA e Voz da Rússia 
Imagens/crédito: EPA - NASA - Gério Ganimedes

Comentário do Autor 

Quais são os critérios de "zona habitável" para a NASA? Frio, calor, vácuo - quais são as regras básicas da vida neste imenso universo? Sim, porque a vida, em seu menor significado tem como objetivo multiplicar-se, adaptar-se e seguir quais forem as condições, então dizer, que esta ou aquela zona é habitável ou não, penso ser um tanto convencional e ultrapassado. 

Tradução e texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Para se ter vida é necessário mesmo , ter o planeta , a mesma característica que a da Terra? Quer dizer que , se não tiver agua , oxigenio , etc... , não se tem vida?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...