sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SETI Sendo Financiado pelo Comando Espacial da Força Aérea dos EUA

Rede de Rádio-Telescópios ATA do SETI


A Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI) anunciou que está de volta no negócio e pelo visto, voltou com as “costas quentes”, verificando novos exoplanetas habitáveis descobertos recentemente pelo telescópio espacial Kepler da NASA. O objetivo agora é iniciar uma leitura, para ver se eles podem ser os lares de civilizações alienígenas.

O dinheiro necessário para reiniciar os esforços SETI tem vindo, em parte, do Comando Espacial da Força Aérea dos EUA.

Em que estariam tão interessados, para usar os instrumentos desta organização, antes desativada, para detecção e percepção situacional do espaço

* Lembram, que eu já havia postado sobre isto e inclusive criado uma situação hipotética: Leia AQUI

“Esta é uma oportunidade excelente para observações do SETI”, disse Jill Tarter, diretor do Centro de Pesquisa do SETI, em um comunicado divulgado ontem. “Pela primeira vez, podemos apontar nossos telescópios para as estrelas, e sei que essas estrelas realmente hospedam sistemas planetários, incluindo, pelo menos, um que começa com, analógica aproximada da Terra, numa zona habitável em torno de sua estrela mãe. Esse é o tipo de mundo que poderia ser o lar de uma civilização capaz de construir transmissores de rádio”.

A NASA acaba de anunciar a descoberta de muitos exoplanetas orbitando outras estrelas através de sua nave espacial Kepler, incluindo o planeta Kepler-22b - descrito como “gêmeo” da Terra, pela agência espacial, pois orbita uma estrela tipo Sol, cerca de 600 anos-luz de distância, em tal distância de sua estrela, que poderia muito bem ter água líquida em sua superfície e, assim, estar numa região e em condições de ser habitável.

 
Allen Telescope Array - Foto/crédito: Wikipédia

Curiosamente, esta nova etapa do SETI, ganhou força para uma nova missão de examinar os novos sistemas planetários descobertos pelo Kepler, e está sendo parcialmente financiado pelos militares dos EUA.

O reinício dos trabalhos SETI no ATA, tem sido possível graças ao interesse e generosidade do público que apoiou a pesquisa do SETI através do site (http://www.SETIStars.org). Fundos adicionais, necessários para reativação do observatório e as operações envolvidas, estão sendo fornecidos pela Força Aérea dos Estados Unidos, como parte de uma avaliação formal, pela utilidade do instrumento na “percepção situacional do espaço”. (Esta parte em especial, eu achei muito interessante!).


Pode ser que o grande envolvimento do Pentágono no projeto, esteja ocultando segundas intenções, para, por exemplo, certificar-se de que, se houver alguma civilização alienígena potencialmente hostil lá fora, eles vão descobrir logo no início, e provavelmente distorcer os fatos e comunicados. Entretanto não é isso que estão deixando transparecer. O motivo do envolvimento dos militares americanos seria o de acompanhamento de satélites em órbita ao redor da Terra, pois considera que a inovadora matriz da rede de telescópios Allen, poderia ser útil na hora de escolher as transmissões das sondas e satélites de comunicação, de modo a ajudar a Rede de Vigilância Espacial Militar existente e manter um controle sobre onde eles estão. 

Mesmo assim, o SETI deve continuar a busca e reviver a esperança de detectar sinais de rádio, buscando a vida em qualquer um dos recém identificados e potencialmente habitáveis, sistemas estelares - o que preocupa, é saber que os militares estão por trás, mas neste mundo nada é perfeito mesmo.


Fonte de pesquisa: The Register – UK
Notícia em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto com comentários: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução e Adaptação – Projeto Quartzo Azul©©
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...