quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Enigma Astronômico ou mais uma coisa sem importância da NASA?

Crédito: NASA


Dois dos mais poderosos telescópios da Terra descobriram algo incomum, mas que pode ser apenas um enfeite cósmico em uma galáxia satélite da nossa Via Láctea.

Dados do Telescópio Chandra X-Ray da Nasa e o Newton da ESA, foram combinados para descobrir um pulsar jovem - uma estrela de nêutrons super-densa que emite pulsos de energia - nos restos de uma supernova. É um objeto muito estranho, porque ele gira, muito mais lentamente, do que a maioria dos pulsares similares e os astrônomos estão confusos a respeito de, porque tal estrela jovem está agindo de forma tão “relaxada”.

Um pulsar recém-descoberto, conhecido como SXP 1062, é o branco brilhante no lado direito da imagem, rodeado de azul brilhante. É a primeira vez que a Nasa descobre um pulsar na galáxia.

Os astrônomos estão se esforçando para entender por que o pulsar - na Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, gira tão lentamente. Na imagem acima composta, pelos raios-X do Chandra e XMM-Newton ele aparece na cor azul, na luz visível do Observatorio do Chile Cerro Tololo Inter-Americanory, é de cor vermelho e verde. O pulsar, conhecido como SXP 1062, é a luz branca brilhante localizada no lado direito da imagem - rodeado por um halo azul brilhante de raios-X e uma “Concha”' exterior da luz pode ser observada.

Duas equipes diferentes de cientistas estimam que o remanescente da supernova em torno do SXP 1062 tem entre 10.000 e 40.000 anos, tal como aparece na imagem. Isto significa que o pulsar é muito jovem, do ponto de vista astronômico, desde que foi supostamente formada na mesma explosão que produziu a remanescente de supernova. Supondo que ele nasceu com giro rápido, é um mistério o porquê o SXP 1062, tem sido capaz de retardar por tanto e  tão rapidamente , trabalho desde já para a equipe,  para compreender este objeto incomum.

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI


Comentário do Autor

Curioso, como recentemente, a ciência se voltou para observar "enfeites cósmicos", ao invés de procurar soluções para manter vivo nosso planeta que sucumbe a evolução tecnológica. Ficam mostrando apenas o lado "bonitinho" do espaço, não apresentando a realidade dura dos dados reais, de fenômenos, como de nosso sol que apresenta a cada dia, mudanças visíveis e perceptíveis para pior, da nossa magnetosfera que desintegra-se ao vento solar escaldante ou de nossa camada gasosa protetora que apresenta rombos quase nunca precisamente calculados ou pelo menos apresentados. Como sempre a técnica do ilusionista entra em vigor: "Olhem que linda a estrelinha azul", enquanto o "truque" ou a verdade se esconde na manga dos mágicos das agencias científicas.

Fiquem bem

Tradução, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução e Comentário – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Gério, desculpe-me mas acho que vc está muito alarmista,tudo que está acontecendo agora, já acontece a milhares e milhares de anos,a única diferença é que não possuíamos a tecnologia que temos hoje.È muito chato ler no blog no sistema de chat, teorias sobre coisas terríveis que vão acontecer, gente que todo dia faz previsões trágicas,gente que quer porque quer endeusar pretensas manifestações apocalípticas que foi canalizadas por não sei quem lá na França,ou não sei quem mais,fico lendo o que o Rubens escreve e vejo cada absurdo ,que chega a dar pena,pois claramente denota sinais de desequilíbrio,e fico pensando quantos nesse ano de 2012,vão surtar de vez!Sei que vc não gosta que pensem diferente de vc, mas não leve isso para o lado pessoal,um abraço.Paulo

    ResponderExcluir
  2. Não acho que seja um truque de mágico para esconder, o que não pode ser escondido
    Acho que o interesse sobre tais fatos (astronomicos) é que tem aumentado mesmo entre as pessoas.
    Oras , se aumenta a busca, vão aumentado a oferta..normal
    Ta tdo ruim na terra, vai todo mundo morrer, etc
    mas para morrer , basta estar vivo, e cedo ou tarde todos chegarão lá..
    eqto isso, não vejo por que não querer aprender sobre o espaço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...