quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Surpreendente Cauda do Cometa Lovejoy

Foto/crédito: Colin Legg


Relatos generalizados da cauda do cometa Lovejoy estão sendo recebidos de todo o hemisfério sul. A pluma fantasmagórica surge pouco antes do nascer do sol, projetando-se verticalmente para cima no céu oriental à frente do sol.

O cometa Lovejoy foi descoberto em 27 de novembro pelo astrônomo amador Terry Lovejoy, da Austrália. Ele pertence a uma “espécie” de cometas chamados de “Kreutz sungrazer” (literalmente, arranha-sol de Kreutz). É uma série de cometas, provavelmente originados da explosão de um maior, no passado, cuja órbita passa bem perto do sol.


Lovejoy na visão de Colin Legg


“Eu observei o cometa a olho nu por 55 minutos nesta manhã, diz Colin Legg de Mandurah, Australia ocidental. “Na imagem você pode ver duas caudas”, observa legg. Estas são a cauda de poeira e a cauda de íons. A cauda gasosa de íons é atingida quase que diretamente mesmo longe, pelo vento solar, enquanto a cauda de poeira mais pesada, mais brilhante, segue mais de perto a órbita do cometa. A visibilidade das duas caudas poderia melhorar nos próximos dias como o cometa se afastando do sol e o céu de fundo escurecendo de acordo. Observadores do céu e astronomos, devem devem estar alertas para esta rara aparição. Aprecie as imagens no vídeo abaixo:




Fonte: Spaceweather.com
Todos os créditos: Colin Legg


Comentário do Autor

Estava aqui pensando no saudoso Cometa Elenin. Aquele que impactaria contra a Terra, que ocultava cruzadores e naves gigantescas extraterrestres e que, mesmo depois de transformado em gás e poeira espacial, virou um tetraedro espacial alienígena. Imaginem se ficasse visivel como o Loverjoy?

Fiquem bem

Tradução, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Se havia uma nave extraterrestre atrás do cometa Elenim , talvez, seus tripulantes precisassem de um GPS, porque erraram feio... ao invés de virem em direção á Terra , foram para o sol ! rss....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...