sábado, 10 de dezembro de 2011

Fenômenos Curiosos de Nosso Mundo ...




... Que ainda sem explicação, intrigam pesquisadores e cientistas e podem confundir astrônomos e ufólogos.


Os misteriosos "Duendes" e "Elfos" dançam na atmosfera da Terra, entretanto esses fenômenos não são criaturas míticas, eles são discos, globos e riscos de luz causados por um raio. Os cientistas pela primeira vez, obtém imagens em 3D dessas enigmas luzes, o que poderia lançar uma idéia sobre as suas origens e se elas influenciam o clima do planeta.

Luzes estranhas, chamadas de “Duendes e Elfos” são avermelhadas, ultra-rápidas explosões de energia elétrica, brilhantes o suficiente para serem vistas durante o dia. Os “Duendes” apresentam-se sob a forma de águas-vivas, começando como bolas de luz que vertem um fluxo para baixo, enquanto os “Elfos” são em forma de anel ou  halos. Eles nascem perto da borda, na tangente do espaço, na alta atmosfera terrestre, acima das nuvens em altitudes que chegam a 80 km.



Os primeiros cientistas capturaram imagens de Duendes e Elfos, dançando acima de trovoadas, no final dos anos 80 e início dos anos 90. Pilotos de aviões já os observam a décadas anteriores, mas como eles aparecem e desaparecem tão rapidamente, “nenhum piloto estava disposto a reconhecê-los, até então, pois pensavam tornaram-se alvo de observações sobre seu estado mental”,  disse o pesquisador Hans Stenbaek-Nielsen, da Universidade do Alasca, em Fairbanks.Se você piscar, você pode não vê-los ... Eles duram da ordem de 10 milissegundos”.

Agora, com um par de aviões a jato, cientistas registraram em alta velocidade, imagens em 3D destes Duendes e Elfos.

Temos uma das melhores fotos de Duendes no mundo”, disse Yukihiro Takahashi pesquisador, da Universidade de Hokkaido em Sapporo, no Japão, que apresentou a pesquisa no dia 05 de dezembro, na reunião anual da União Geofísica Americana.

No alto do céu

Os aviões voaram para além da cidade do Colorado – EUA, a partir de 27 junho - 10 julho, variando sobre o oeste dos Estados Unidos em altitudes de cerca de 13.700 metros. No chão, colaboradores que sabiam onde as tempestades poderiam surgir em todo o país ajudaram. As aeronaves foram separadas por uma distância de cerca de 20 km, gravando os “enigmas” de uma distância de cerca de 300 km, a taxas de vídeo de alta velocidade, de 10.000 frames por segundo. O objetivo era vê-los a partir de dois ângulos diferentes para criar imagens em 3D, assim como vemos o mundo em três dimensões usando dois olhos.As imagens resultantes fazem as luzes parecerem, que estão no comprimento do braço”, disse Stenbaek-Nielsen.

Os cientistas esperam uma melhor compreensão da estrutura tridimensional desses enigmas e de como podem estas luzes se formarem.

Ainda não sei porque os Duendes têm estruturas ondulares”, disse Takahashi.

Conexão com os Relâmpagos

Numa das hipóteses, o culpado principal por causar os Elfos e os Duendes é a estrutura carregada positivamente de um relâmpago, que representa cerca de 10 por cento de todos os raios batendo no chão. Uma vez que este raio drena as nuvens de carga positiva, “as nuvens acabam carregadas negativamente”, disse o pesquisador Matthew McHarg, diretor do Centro de Física Espacial e Pesquisa Atmosférica da Academia da Força Aérea dos EUA no Colorado.

Crédito: www.ouramazingplanet.com

Essas cargas negativas das nuvens, criam um campo elétrico, construindo entre elas a camada superior da atmosfera, conhecida como ionosfera. Quando este campo elétrico é suficientemente forte, os Duendes e Elfos aparentemente aparecem. Imagens revelam que os Elfos vêm em primeiro lugar, apresentando um anel com a estrutura de “halo”, seguido pelos Duendes, embora os Duendes, também foram vistos sem qualquer formação de halos ou Elfos. Permanece incerto qual é a importância dos Duendes, disse Stenbaek-Nielsen.São como o arco-íris, bonito de se olhar, mas não têm além disso nenhum significado, ainda”.




 



Fonte: Fox News – Todos os Direitos Reservados
Leia a matéria em inglês AQUI
Fonte Alternativa de pesquisa (vale a pena conferir!) AQUI



Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução e Adaptação – Projeto Quartzo Azul©©
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...