sexta-feira, 20 de abril de 2012

Em Abril - Chuva de Meteoros Lyrid

 Simulação - Starry Night Pro - Gério Ganimedes
Clique na ilustração para ampliar
Localização do observador na simulação - Canoas / RS


Por Gério Ganimedes


Lyrid – Vindo da Constelação de Lira


Em abril de 2012, entre o dia 21 e 22, astrônomos e observadores do céu, devem estar atentos. A chuva anual de meteoros Lyrid deverá acontecer e seu pico será, quando na ausência de lua - lua nova, o manto da noite vai se tornar mais escuro. O pico do fenômeno, segundo astronomos e cientistas, ocorrerá entre a 00h00m do dia 21 até a madrugada de 22 de abril de 2012. 

A Chuva de Meteoros Lyrid será visível em todo o mundo. Oficiais da NASA estimam uma taxa máxima de 15 meteoros por hora, mas o número pode ser maior ou menor. As Lyrids são bastante imprevisíveis, com taxas máximas que variam de 10 a 100 meteoros por hora ao longo dos anos observados. As chuvas de meteoros são formadas quando a Terra atravessa zonas de fluxos de detritos deixados por cometas periódicos, quando em sua jornada em torno do sol. O espetáculo são os pedaços de escombros, de uma morte ardente na atmosfera do nosso planeta, deixando riscos brilhantes no céu.

As trilhas de detritos que geram as “Lyrids” foram deixadas por um cometa conhecido como C/1861 G1 Thatcher. As Lyrids, assim são chamadas, porque elas parecem derivar da constelação de Lyra (A Lira) e foram observadas no céu noturno em meados de abril,pelo menos 2.500 anos, afirmam os cientistas da NASA.


Comentário do Autor

Normalmente, estes eventos anunciados com muita antecedência são frustantes, perdemos horas a fio e não vemos nada, entretanto, devemos sempre dedicar algumas horas para a observação, mas á claro, céu limpo e noite escura, caso contrário, o máximo que veremos de riscos luminosos, serão os causados pela brasa do cigarro do astrônomo.

Deixo aqui minha dica e intuição sobre o evento: Melhor horário entre 02h00m e 4h30m da madrugada de 22 de abril de 2012.


Gério Ganimedes

Fonte de informação: Space.com
Texto: Gério Ganimedes
Ilustração: Starry Night Pro
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...