quinta-feira, 12 de abril de 2012

Plumas Solares – Um novo Mistério no Sol

Esta imagem, capturada na primeira semana de março 2012,  
mostra o sol no meio de uma enxurrada de erupções. Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes



Muitos dizem que não há nada de novo acontecendo no sol, mas há algo completamente novo e “sombrio” sobre ele. Pela primeira vez, pilares gigantes de gás ou “Plumas”, são lançados em forma de chamas que se tornam escuras nas bordas, parecendo a chama de uma vela. Cientistas do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA (NRL), em Washington, DC, descobriram estas estranhas formas, que recém identificadas foram chamadas de células coronais. 

Pesquisadores analisando as emissões ultravioletas do sol, em temperaturas em torno de 999.700 graus Celsius verificaram que o padrão das células apresentam os centros brilhantes e os limites escuros, semelhante a bolhas que sobem para o topo da água fervente, entretanto os cientistas ficaram surpresos ao descobrirem estas características, na região acima da corona, uma parte da atmosfera do Sol que é tipicamente dominada por laços brilhantes e buracos coronais escuros, que são as lacunas no campo magnético do sol, furos na corona, que permitem que o material gasoso do sol escape para o espaço. Neil Sheeley e Harry Warren, dois pesquisadores em ciência espacial da divisão do NRL, examinaram por um período de tempo as imagens do sol, a partir de junho de 2011 e seguiram essas células coronais se formando em todo o disco solar através da rotação do sol por 27 dias.

Fonte: Space.com
Leia a noticia na fonte em inglês AQUI
Tradução e texto adaptado: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee

Comentário do Autor

As pesquisas evoluem em crescimento aritmético, entretanto os eventos evoluem em progressão geométrica. Nestas épocas de mudanças, buscar respostas em tão curto espaço de tempo, atrás da roda do universo, está se tornando cada vez mais difícil para a tecnologia humana. Como eu digo, fazendo um trocadilho com a frase do primeiro astronauta a tocar o solo lunar - “Um pequeno passo para o homem, no gigantesco saltar do universo”

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...