quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Maior Satélite Civil de Observação da Terra, Silencia no Espaço

Crédito: ESA - Envisat


Por Gério Ganimedes


Mais um satélite perde comunicação com a Terra e engenheiros se esforçam para recuperar o contato com as oito toneladas do satélite que orbita a Terra. O silêncio mortal do equipamento espacial está sendo analisado por uma equipe de engenharia para tentar corrigir a falha de comunicação da espaçonave que já orbitou o planeta 50.000 vezes. O satélite interrompeu seu sinal de rádio para seus controladores em 08 de abril de 2012, agora uma equipe de engenheiros, cientistas e operadores da missão estão tentando restabelecer contato com o satélite. Não se sabe ainda os motivos do pane nas comunicações, pode ter sido interferências ou falha no sistema a bordo do veículo espacial, no entanto o satélite de oito toneladas, por enquanto permanece em uma órbita estável.

Depois de dez anos de serviço o Envisat parou de enviar dados à Terra. O controle da missão no ESA (Agência Espacial Europeia) está trabalhando para restabelecer o contato com o satélite. Segundo técnicos o primeiro sinal de que houve problema nas transmissões, veio em 08 de Abril, quando o contato com o satélite foi inesperadamente perdido, interrompendo a recepção de todos os dados, à medida que passava sobre a estação terrestre Kiruna, na Suécia. O satélie Envisat com suas oito toneladas, tinha uma vida útil, prevista, de cinco anos atingindo assim uma vida bem maior que a esperada. O equipamento forneceu dados para mais de 2.000 publicações científicas.

Fonte: Daily Mail – UK
Texto traduzido e adaptado: Gério Ganimedes
Leia a notícia na fonte AQUI


Comentário do Autor

Satélites estão caindo do espaço, como moscas envenenadas. Que força ou que tipo de energia está afetando nossos satélites? Transmissões de TVs por assinatura, via satélite, tem seguidamente apresentado interrupções nos sinais, desde congelamentos de imagem, imagem quadriculada, distorções digitais e até mesmo tela escura com interrupção total do sinal (Som e Imagem). Entretanto o Sol está num período de considerável, baixa atividade, sendo observadas apenas algumas explosões e ejeções de massa coronal na face posterior da estrela. Baseado em gráficos fornecidos por sites como o da NASA, os níveis das erupções de plasma não mostram índices altos nas explosões e além disso sites como o Spaceweather.com não relatam direcionamento das erupções para a Terra.  No entanto tudo indica, que alguma força desconhecida está atuando nos circuitos eletrônicos dos satélites, pois já relatamos aqui várias quedas, de outros satélites, em curto período de tempo. Mas afinal o que está nos atingindo, além do banho de radiação solar?

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
 

3 comentários:

  1. É por isso que na Bíblia fala que estrelas cairão do ceu.

    ResponderExcluir
  2. mas como asssim o sol está estavel e ou tem expelido pouco plasma?de fato o sol está passando por um dos momentos de maior intensidade, acredito eu que essa é uma das causas...mas acho que a nasa prefere dizer que está tranquilo.Você não acha?

    ResponderExcluir
  3. Na palestra do link abaixo (legendado) Bob Dean fala sobre missões secretas e marte onde as sondas enviadas foram derubadas por defesas artificiais.

    http://avelf.wordpress.com/?s=bob+dean

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...