quarta-feira, 11 de abril de 2012

Terremoto da Indonésia Atinge Grau Zero – Linha do Equador

Ilustração - montagem: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes


Um terremoto de 8,6 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira o oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo. O USGS informou inicialmente que o tremor era de 8,9 graus, revisando em seguida para 8,7, até chegar agora a 8,6 graus. Um alerta de tsunami foi emitido para todos os países do Oceano Índico logo após o tremor, mas foi cancelado por volta das 9h50, sem informações de danos em nenhuma localidade.  Fonte da notícia e informações das agências EFE e AFP.



Comentário do Autor


A atividade sísmica prossegue na região da Sumatra, com réplicas ou tremores secundários na média de 5,1 graus na escala Richter a cada 20 minutos aproximadamente e com profundidades relativamente pequenas. Os abalos se originam numa média de 10 km de profundidade, no entanto o que chamou a atenção para este evento geológico em particular foi que o epicentro do terremoto atingiu o “grau zero” do globo ou linha do Equador. Isto poderia estar indicando uma provável inclinação no eixo da Terra, já que a zona atingida está diretamente ligada ao centro de equilíbrio do nosso planeta. A chamada “barriguinha da Terra”, como já observado em postagens anteriores, mostrava-se dilatada indicando uma suposta anomalia de inclinação do globo. 

Como este tremor aconteceu numa região de falha entre placas tectônicas, poderia estar indicando um abalo ainda mais forte, já esperado e previsto por cientistas japoneses, na região conhecida com “círculo de fogo do pacífico”. As características deste abalo, em particular, demonstram que aquelas variações bruscas, que nossas bússolas estão apresentando, já não tem apenas ligação com o polo magnético da Terra, mas sim com movimentos geográficos de nosso planeta em relação ao eixo e isto está fazendo um ajuste natural nas placas tectônicas.


Estamos atentos...


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
 

4 comentários:

  1. muito interessante. vc sabia que o momento angular L (relacionado com a rotação, inclinacao do angulo) está completamente ligado ao momento de dipolo magnético µ. dessa forma qualquer alteracao em um, altera o outro. Gama (ϒ) é uma constante conhecida como a proporção giromagnética em ingles gyromagnefic ratio (ref: Magnetism in condesed matter, Blundel 2001). Esta relação entre o momento magnético e do momento angular (µ=ϒ.L) é demonstrada pelo efeito Haas Einstein-de, descoberto em 1915e esses dias estavam testando o maior campo magnético ja produzido de forma estável, 100 Tesla, um campo 2 milhoes de vezes mais forte que o da Terra, será que esses testes proderiam mudar a inclinacão do eixo da Terra e com isso produzir, deslocamentos de terra, terremotos. Veja esse video falando sobre o maior campo magnético produzido, prestem atenção no barulho que faz, tipo um hum, http://www.youtube.com/watch?v=N0R8dyyXtTo no mínimo é intrigante. Abraço a todos e fiquem na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azuin, ótimo comentário o seu. O link que vc cita não abre. pode informar o correto? Obrigado.

      Excluir
    2. Ultimamente ando acompanhando notícias como essa. Tanto do lado ciêntífico como espiritual. Cheguei a minha própria conclusão. Resumindo, é realmente difícil de acreditar que o eixo ou os pólos irão se inverter pelos próximos 500 anos, mesmo se uma força interna e externa atuar sobre ele. O que acha?

      Excluir
  2. semana passada eu sonhei com um terremoto na indonesia o que era duas veze mais forte que essi que teve

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...