sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mudanças Atmosféricas Significativas

Foto/crédito: Gério Ganimedes - Canoas / RS
"Estranhas estrias no céu"

Introdução - Gério Ganimedes

A tecnologia digital nos tem permitido um trabalho mais intenso de registros fotográficos, pelo simples fato de ser prático, rápido e de baixo custo. Atualmente, tirar fotos, é como respirar. Em qualquer situação. Não precisamos aguardar o processo de revelação, no qual antes além de dispendioso, era demorado e muitas vezes, frustravam nossas expectativas no momento em que víamos que nosso foco e enquadramento estavam deixando a desejar. Na atualidade contamos com equipamentos compactos e precisos, com recursos de iluminação e uma óptica impecável digna de equipamentos sofisticados da tecnologia aeroespacial. Estes novos recursos tecnológicos possibilitaram colocar, ainda mais, nossa alma na ponta do dedo, que com um simples clique de um botão, em qualquer posição, qualquer ângulo e condição de iluminação, obtemos quase sempre, o resultado exigido por nossa vontade, desejo e sensibilidade.

 Foto/crédito: Carla - SP
"Nuvens de Tormenta - ao alcance das mãos"

Então, o que anda acontecendo, é que além da sensibilidade, intuição e técnica, estamos mais atentos na biosfera que nos cerca e ligados a quase todos os fenômenos que estão ocorrendo.

 Foto/crédito: Carla - SP
"Céu de Baunilha - Nuvens mais baixas"

Já sei... Muitos já vão dizer que isto que está acontecendo sempre aconteceu que o céu sempre foi assim e nós que nunca percebemos que, isto é um fenômeno natural meteorológico, e isso e aquilo... No entanto não é bem assim “senhores da tranquilidade” e do “ceticismo de travesseiro”. Algo mudou em nossa atmosfera e mudou significativamente. Prova disso são as inúmeras alterações nas forças dos ventos (furacões, Tornados, etc.), na quantidade de chuva, no tamanho do granizo que atinge nossos telhados, além do mais, as cores no céu mudaram, as nuvens se modificaram e nosso “teto” parece estar bem mais baixo do que já foi (teve um dia aqui, no décimo andar de meu prédio, que uma nuvem adentrou a janela e não era neblina, era uma nuvem).

 Foto/crédito: Maristela Caldas Novas - GO
"Céu dividido - a esquerda a lua"

Quando vejo fotografias antigas na serra, no campo e no mar, a profundidade do céu era ampla, a linha do horizonte não ficava espremida num céu, que parece estar baixando seu manto sobre nós. O que preocupa agora, é que os níveis de mudanças que antes ficavam presos unicamente na moldura fotográfica, agora estão causando modificações atmosféricas de consequências, bem além do esquadro fotográfico e estão atingindo, diretamente aqueles que estão por de trás do obturador da câmera.


Por Abreu 


Há questão de uns dois meses temos observado que os aviões estão trafegando sobre os céus do Sudoeste Mineiro numa altitude bem mais baixa que a usual. Fomos despertados para tal fato, por conta de estarmos ouvindo o ruído das turbinas com maior nitidez e, também, por estarmos conseguindo enxergar, com perfeição, os contornos das aeronaves e de todas as suas luzes de sinalização. A causa dessa alteração na altitude de voo das aeronaves era algo que nos estava deixando intrigados e estávamos corretos em nossa suspeita de que "algo" poderia estar ocorrendo nos céus.

Foto/crédito: Gério Ganimedes - Canoas / RS

Penso que a notícia abaixo, divulgada hoje no Portal da BBC Brasil, nos dá a solução do enigma: PROTEÇÃO CONTRA DESPRESSURIZAÇÃO.

Os severos ataques sofridos pela nossa MAGNETOSFERA e IONOSFERA, por conta das tremendas explosões solares, já estão provocando efeitos em nossa ATMOSFERA e, por consequência, no tráfego aéreo. Tal fato pode explicar, também, "a causa das mortes inexplicáveis de pássaros que tiveram seus pulmões estourados em pleno voo", conforme relatos e imagens que nos chegam de vários países.

 Foto/crédito: Gerio Ganimedes - Canoas / RS


Pouso forçado após queda súbita de pressão deixa 13 passageiros feridos
Atualizado em 6 de abril, 2012 - 06:22 (Brasília) 09:22 GMT

Link da notícia AQUI

Três pessoas foram levadas para exames em um hospital depois que um voo da Ryanair fez um pouso forçado, após alerta de despressurização da cabine.

O avião, com 134 passageiros a bordo, partiu de Bergamo, Itália na quarta-feira e deveria aterrissar no aeroporto de East Midlands, em Leicestershire, Inglaterra, mas acabou sendo desviado para o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Autoridades alemãs informaram que outras 10 pessoas apresentaram ferimentos leves.

Uma das passageiras, Jacqueline Frater, afirmou que muitos ficaram assustados durante o incidente."Você podia ver os olhos arregalados. As pessoas estavam em pânico, mas não gritaram ou choraram", ela disse. "E era possível ouvir o capitão dizendo: 'Mayday, mayday' ('emergência, emergência'). repetidamente enquanto a aeronave perdia altitude rapidamente. Pensei que minha hora tinha chegado".

A companhia Ryanair afirmou que o capitão identificou o alerta de despressurização e desceu de 31.000 pés (cerca de 10.300 metros) para 10.000 pés, como recomendado.
Melvin Frater afirmou: "Não sei por quanto tempo estávamos caindo, mas posso dizer que foi rápido por causa da pressão em nossos ouvidos. Aí as crianças começaram a chorar de dor".

O avião aterrissou ao meio-dia (hora local) e os passageiros foram levados para Inglaterra em outro voo.

Recentemente foi anunciado que um Boeing 737-800 da Ryanair sofreu descompressão no dia 6 de fevereiro quando voava de Bergamo para Charleroi, na Bélgica. Em um comunicado, a Ryanair se desculpou pelo incidente de quarta-feira. O avião foi examinado e a autoridade alemã que investiga acidentes com aviões informou que pode levar até um ano para descobrir as causas do incidente. Um porta-voz da entidade afirmou que três pessoas deram entrada em um hospital para exames, mas não apresentaram nada sério. Dez pessoas que tiveram ferimentos mais leves não precisaram ser levadas ao hospital.

Abraços,

Abreu

Texto: Gério Ganimedes e Abreu
Edição, montagem: Gério Ganimedes.
Fotografia: Carla, Maristela e Gério Ganimedes.
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

4 comentários:

  1. Tens razão Gério, as coisas estão diferentes na atmosfera. Semana retrasada fiquei impressionado com uma nuvem, e olha que sou daqueles que vivem olhando pro céu tentando encontrar formas nas nuvens. Esta não era no formato, mas sim na cor. Tinha um brilho diferente, como se fosse um espelho refletindo uma luz alaranjada. Nunca tinha visto nada igual!! Queria que outra pessoa olhasse para uma opinião, mas o único que estava do meu lado era meu filho de 8 anos, ele olhou e falou: que bonito pai!!..rs...valeu muito mais que qualquer outra opnião!! abçs

    ResponderExcluir
  2. Pois é... as nuvens revelam o que está acontecendo na atmosfera. Parece que houve um achatamento mesmo. Todo dia, principalmente de manhã, observo formações bem intrigantes. A formação de nuvens parece ter perdido a lógica. Um pedaço aqui, outro ali, depois uma prensada que nem panqueca...kkk Claro que sempre fica a dúvida, será que foi sempre assim e eu que não reparava?

    ResponderExcluir
  3. Gério , boa noite:

    Voce não poderia fazer uma postagem ou algum relato neste blog sobre o assunto"sensação que o tempo está acelerando"? Não sei se a maioria está tendo esse tipo de sensação também...que o tempo está passando muito mais rápido que antes.

    ResponderExcluir
  4. eu fazia parte desse avião...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...