segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sistema Falho de Rastreamento de Asteróides – Em Caso de Colisão Iminente Seremos os Últimos a Saber!

Crédito: Alamy©

Por Gério Ganimedes


Um asteróide de aproximadamente 50 metros de diâmetro aproximou-se da Terra passado a apenas 230.000 quilômentros de distância, o que em termos astronômicos, foi de raspão e “tirando tinta”, no entanto só foi detectado há duas semanas pelo telescópio no Havaí, sendo informado apenas hoje depois de passar (01) de abril de 2012. O Impacto teria causado devastação igual a de uma bomba nuclear.

O asteróide que passou rente a Terra neste domingo (01), aproximadamente às 09h32m GMT, foi detectado há apenas duas semanas, no entanto só revelado no domingo (01) de abril de 2012. A rocha espacial, 2012 EG5, passou mais perto de nós do que a Lua, a uma distância de apenas 230 mil quilômetros. O asteróide com um diâmetro de aproximadamente 50 metros, teria explodido com a força de uma arma atômica se tivesse atingido o nosso planeta. Um impacto com um asteróide desse tamanho não poderia causar um desastre de escala planetária, semelhante ao que dizimou os dinossauros há 65 milhões de anos atrás. (Mas, com certeza, mudaria o cenário da região onde impactasse, dizimando milhares de vidas e destruindo uma grande área, ainda mais se caisse em zona populosa).

O asteróide foi descoberto pela Organização Pan-STARRS, um telescópio no Havaí, em 13 de março deste ano. “O Asteroid 2012 EG5 vai passar com segurança pela Terra em 01 de abril”, disseram os cientistas do JPL (Laboratório de Jato Propulsão) da NASA através de um post no Twitter.  

O medidor de 60 polegadas de diâmetro do telescópio de Haleakala foi projetado para procurar automaticamente nos céus objetos que se movem ou mudam o seu brilho de noite para noite.  Ele contém a maior câmera digital do mundo, com 1.400 megapixels e a NASA tem se esforçado para afastar qualquer pânico em torno de asteróides este ano, por causa dos rumores, sobre um apocalípse ligado ao calendário Maya, que se difunde e circula na internet. 


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês, na fonte AQUI


Comentário do Autor

No entanto, não me pareceu que este tipo de alerta da NASA tenha servido para muita coisa. “Um esforço sem igual de uma agência a quem eu entrego minha vida” (risos), descobre um o asteróide, há apenas duas semanas e avisam efetivamente, só depois que o asteróide já tinha passando pela Terra em velocidade de cruzeiro ... Fiquei preocupado agora! Então, se este é o único sistema de alerta existente, no qual podemos confiar nossas vidas, muita coisa vai ter que ser feita ainda para melhorar ou de nada adiantará. 

Depois deste tipo de mensagem da NASA no Twitter, dá para perceber o quanto podemos confiar na Agência Espacial Americana, principalmente depois desta frase: A Terra sempre esteve sujeita a impactos de cometas e asteróides, embora os grandes sejam muito raros”, cientistas da NASA afirmaram no início deste ano. “O último grande impacto foi há 65 milhões de anos atrás, o que levou à extinção dos dinossauros”.

O mais curioso, é que depois desta mensagem extremamente útil da NASA, no Twitter, “dois outros, pequenos asteróides passaram com segurança pela Terra no fim de semana”, informou a NASA ...

Dá para confiar numa agência assim? Quem confia levanta o dedo ... Só cuida pra não perder a mão, pois pode estar passando um asteróide sem aviso!


Tradução de notícia, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


4 comentários:

  1. Gargalhando Gério, a mãe da mentira continua com seus "especialistas" TOP, aiai, com "cientistas" tão maravilhosos e eficientes quem precisa de Nibiru???
    Com um meteorozinho de 1 quilômetro já faz a festa, é como costumo dizer:
    "Olha o meteoro"!!!!
    "Que meteooooooooo"
    BUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  2. Dá uma sensação se segurança..Seria a mesma coisa que se alguém nos jogasse umas 20 bolas de plásticos tamanho pequeno ,para um desafio se conseguiríamos pegar todas de uma vez com as mãos. Teríamos condições de pegar todas ? Claro que não ; com certeza uma boa parte iria para o chão...Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo e.t. : sensação de "insegurança"

      Excluir
    2. Mais a gente ja ta condenado mesmo, LOL

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...