segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cometas Elenin e Garradd Já Estão Visíveis no Céu Noturno

Crédito: Wikipédia
O Cometa Garradd pode ser visto, atualmente, com binóculos, 
na constelação de Sagitta (Não confundir com a constelação de Sagitário)

Astronomos amadores, entusiastas observadores do céus e curiosos, muitas vezes me perguntam "Quando aparecerá o próximo cometa no céu?". Se você está preparado e disposto, para fazer um pouco de pesquisa, descobrirá que sempre haverão vários cometas visíveis à noite no céu. Agora, ... Para nossa sorte, podemos incluir dois em nossa tabela de observação. Alguns cometas são como velhos amigos, eles continuam voltando em intervalos regulares para nos visitar. Eles são chamados de cometas periódicos. O cometa Halley foi o primeiro cometa a ser identificado como periódico, por Edmond Halley por volta de 1705. Este viajante do espaço retorna ao interior do sistema solar entre 75 e 76 anos. Sua última aparição foi em 1986 e sua próxima será em 2061. Atualmente o Halley está deslocando-se em sua órbita, além de Netuno.

Existem dois cometas visitando o interior do nosso sistema solar atualmente, o  cometa Elenin e o Garradd, o que para os próximos dois meses, irão fornecer excelentes oportunidades para observação desses intrépidos viajantes e visitantes incomuns.

 Crédito: Starry Night Software

O mapa do céu acima (Ilustração em CG), obtido através do Software Starry Night, um programa de computador com recursos exemplares de simulação, programa ao qual a equipe do Projeto Quartzo Azul, já tem alguma experiência nos seus 2 anos de utilização, apresenta o cometa Garradd e suas respectivas posições, nas próximas semanas.

Todos os cometas compartilham uma característica: são como "bolas de neve sujas" em sua composição. Seu núcleo de rocha e gelo, quando aquecido pelo sol, lança o seu gelo que, sublimando, forma uma cauda graciosa a medida que é varrido pelo vento solar. Podemos determinar uma distância relativa, do cometa até o Sol, ou sua aproximação com nossa estrela, pela simples observação do comprimento da cauda e movimento da cabeleira, ou seja, quanto maior a cauda, mais próximo do sol o cometa está. “Uma dança cósmica ao sopro da brisa solar”. Gério Ganimedes

  Cometa Halley - "Um dedo fantasmagórico no céu"

No céu, muitos cometas se parecem como “dedos fantasmagóricos” apontandos para baixo, em direção à Terra. Essa é uma razão pela qual os cometas têm sido tradicionalmente vistos como mensageiros da morte e do desastre”. Entretanto para nós astrônomos, muito pelo contrário, eles são objetos de estudo, beleza e adminração, por que de alguma forma parecem ser "mensageiros de histórias dos confins do universo".

Para finalizar nosso post fazendo um paralelo com as artes, temos "Starry Nigth" ou  "Noite Estrelada", na visão grandiosa de um céu, pintado por Vicent Van Gogh.



Fiquem Bem


Fonte de Pesquisa: Space.com, Manual do Astrônomo Amador.
Simulação de verificação: Starry Night Software
Link para quem tiver interesse no Software Starry Night - AQUI
Texto e adaptação de conteúdo: Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...