sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tempestade Solar Pode Afetar Comunicações por Satélite no Fim de Semana

Ilustração para materia - crédito: NOAA


Notícia divulgada pelo portal Terra.com.br

05 de agosto de 2011 • 19h12

Uma tempestade solar pode afetar este fim de semana as comunicações por satélite e os Sistemas de Posicionamento Global (GPS), advertiu nesta sexta-feira a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla do ).

Os operadores de redes elétricas trabalham para evitar eventuais blecautes ou erros em seus sistemas, mas as erupções solares que impactaram nesta sexta-feira na terra poderiam prejudicar as comunicações durante os dois próximos dias.

As tempestades solares acontecem a partir de uma erupção na atmosfera externa do sol, que lança bilhões de toneladas de plasma que se propagam pelo espaço em forma de nuvem a milhares de km/h. 

A versão mais amável do fenômeno são as inofensivas auroras boreais, mas as erupções solares podem produzir também raios cósmicos perigosos para a tecnologia na Terra, naves espaciais e astronautas.
 
Os problemas que podem ser desencadeados por uma tempestade solar abrangem desde blecautes de luz até problemas nas comunicações com os satélites ou com pilotos de aviões que sobrevoam os polos.  As erupções solares começaram na terça-feira, mas a mais forte foi detectada nesta sexta graças ao satélite ACE da Nasa.
 
Em 1989, uma tempestade solar deixou sem funcionamento os sistemas elétricos em Québec (Canadá), mas a NOAA não espera que as erupções destes dias sejam tão fortes nem que cheguem a ter um efeito similar.

Fonte e crédito da notícia: Terra.com.br
Link da notícia AQUI




Gério Ganimedes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...