terça-feira, 16 de agosto de 2011

Plano de Defesa da Terra em Ação


A Agência Espacial Europeia está planejando a missão "Dom Quixote" - para explodir um enorme asteróide que potencialmente, poderia ser arremessado em direção à Terra.

Parecia um exagero na tela do cinema, mas a Agência Espacial Europeia está com planos de lançar uma missão semelhante à trama do filmeArmageddon, em que Bruce Willis e sua equipe executa uma tentativa intrépida de explodir um enorme asteróide que está indo em direção à Terra.

Numa versão real, uma missão será posta em prática em 2015, para arremessar contra um asteróide um projétil explosivo, a nível de teste, para ver se o corpo celeste muda seu curso. O objetivo é avaliar a possibilidade de salvar a Terra, usando este método, mas devemos descobrir um asteróide que está em rota de colisão com nosso planeta.

A missão, chamada “Dom Quixote, irá necessitar do envio de duas naves espaciais rumo a um asteróide próximo à Terra. Um deles será o "Impactador", que será disparado para o asteróide e o outro será o "Orbitador", que irá analisar os dados do experimento. Um alvo potencial é um asteróide de 500 metros de largura chamado 99942 Apophis, que dizem os especialistas, tem uma chance de cerca de uma em 250 mil, de atingir a Terra em 2036 e por isso seria útil praticar com um alvo.

O veículo de impacto de 500 quilos, que será chamadoHidalgo” vai deslocar-se para o asteróide a uma velocidade de cerca de 10 quilômetros por segundo. O Orbitor, chamado "Sancho", irá analisar a colisão e monitorar se o asteróide muda de direção.  

A NASA entretanto, está planejando algo ainda mais espetacular. Eles querem daqui a 15 anos, colocar seres humanos na superfície de um asteróide, mas o envio de pessoas para um não será fácil. Você não pode pousar em um asteróide, porque você saltaria fora - ele não tem praticamente nenhuma gravidade. Os astronautas não conseguiriam nem andar nele porque flutuariam. Alcançá-lo pode exigir uma sonda da NASA, para arpoar a rocha no espaço. 

A NASA está pensando em trajes propulsores, amarras, elásticos, redes e teias de aranha para permitir que os exploradores flutuem, logo acima da superfície, ligados a uma pequena mini-espaçonave.

Fonte: Daily Mail – UK 
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes 

Comentário do Autor

Humm... Comecei a desconfiar que através dos filmes, programam nossas mentes para eventos futuros, com uma técnica chamada “Entretenimento”. A antiga técnica medieval do “Circo e Comida, basta para os plebeus viverem em paz e alegria e não questionarem o REI".



Gério Ganimedes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...