quarta-feira, 10 de agosto de 2011

E Viva a Engenharia Reversa!


De Nova York a Los Angeles em doze minutos
Aeronave Hipersônica que voa a 20 vezes a velocidade do som.


Falcon HTV-2: A aeronave pode viajar a 20 vezes a velocidade do som - ou 21.000 Km/h. É parte do esforço de pesquisa e investigação feito pela DARPA para um dia tornar, vôos de longa duração a velocidades hipersônicas, uma realidade. Um avião experimental, não-tripulado, que voa a 20 vezes a velocidade do som, está sendo submetido a um vôo de teste crucial nesta quinta-feira.

O Falcon HTV-2 será lançado em um foguete para o espaço, em seguida, irá deslizar de volta para a Terra a uma velocidade de 21.000 Km/h.  O vôo de teste anterior durou apenas nove minutos antes de ser deliberadamente deixado de funcionar como medida de segurança devido a dificuldades técnicas.

Esta missão, que deve ter sucesso, poderia estabelecer novos recordes nas viagens sub-orbitais espaciais e pavimentar o caminho para uma geração de super armas.

O foguete Minotauro - Força Aérea IV, transportando o Falcon HTV-2, vai decolar quinta-feira, se o tempo o permitir, a partir de Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, que é um míssil balístico desmontado e adaptado. O teste foi originalmente agendado para quarta-feira. O Falcon, então, separado de seu transporte, vai voltar para baixo a velocidades colossais, que levaria menos de 12 minutos para voar de Nova York a Los Angeles, uma viagem que demora num jato normal, mais de cinco horas.  O projeto está sendo desenvolvido pelo Pentágono e pela "Defense Advanced Research Projects Agency" (DARPA), como parte de uma nova geração de armas hipersônicas que podem atingir alvos mais rapidamente do que os mísseis convencionais.

Os militares dos EUA esperam que lhes seja permitido, atingir os terroristas, ou paises inimigos, em qualquer lugar do mundo em menos de uma hora.  A capacidade é conhecida como Ataque Convencional Global Imediato, ou CpGs. Os engenheiros da DARPA ainda não foram capazes de identificar exatamente o que deu errado durante o primeiro vôo, que teve aconteceu em Abril do ano passado e alguns têm especulado que a embarcação "ficou muito quente".  Para sua segunda missão, umas séries de ajustes foram feitos, incluindo alteração do centro de gravidade e redução do ângulo de descida. A DARPA está planejando tirar segundas leituras das variáveis, que lhe permitam fazer avançar o projeto ainda mais. Dave Neyland, diretor do Escritório de Tecnologia Tática da DARPA, disse:

“A DARPA espera poder conquistar mais incógnitas sobre missões de longa duração hipersônicas. Precisamos aumentar o nosso conhecimento técnico para apoiar o desenvolvimento tecnológico hipersônico no futuro. Conseguimos dados valiosos a partir do primeiro vôo, fizemos alguns ajustes com base nas conclusões de um comitê de revisão de engenharia para melhorar este segundo vôo e agora estamos prontos para colocar tudo isso à prova.”

O primeiro vôo da Falcon tinha coletado dados sobre a aerodinâmica e como o calor afeta a estrutura de navegação.  O primeiro vôo também forneceu dados reais de velocidade “Mach 20” fora de um laboratório.

“As teorias pressupostas sobre vôos hipersônicos em Mach 20, foram feitas a partir de bases físicas de modelos computacionais e simulações, testes em túnel de vento e os dados coletados a partir do primeiro teste de vôo do HTV-2 sendo estes os primeiros dados reais disponíveis neste regime de vôo a Mach 20", disse o gerente do programa Falcon, Chris Schulz. "É hora de realizar outro teste de vôo para validar nossas hipóteses e obter mais conhecimentos sobre regimes extremamente altos de velocidade "Mach" que não podemos replicar totalmente no chão”.

Fonte da Matéria: Daily Mail – UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes

Para ver o vídeo do Projeto clique no ícone abaixo

 Fonte: YouTube
Crédito: robotpignet


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