quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Surto Solar Raro e Poderoso

Foto crédito: AP

O sol desencadeou um surto solar raro e poderoso. O maior em quase cinco anos. Uma nuvem de partículas com 10 bilhões de toneladas, foi arremessada para o espaço, viajando a uma velocidade de aproximadamente oito milhões de quilômetros por hora.

Os cientistas disseram que o evento ocorreu no lado do sol, que não estava de frente para a Terra, portanto haverá pouco impacto para satélites e sistemas de comunicação.

Joe Kunches, no Centro de previsão de clima do governo dos EUA (Previsão de Clima Espacial) do Colorado disse que houve relatos de interrupções breves de ondas curtas de rádio na Ásia, mas nada muito grave.

Ele disse: “Nós tivemos sorte porque o local da erupção, no sol, não estava virado para a Terra, por isso, provavelmente não sentiremos os efeitos nocivos”

A imagem foi capturada pelo Observatório Dinâmico Solar da Nasa (SOHO), em luz ultravioleta extremo, cerca de  131 Angstroms.


O sol está num período de transição silênciosa, de um ciclo mais movimentado. Os cientistas estimam que haverá um aumento no número de tais erupções solares, nos próximos 3 a 5 anos. A última vez que houve um forte surto solar, como este, foi em dezembro de 2006. Os cientistas advertiram que as tempestades solares poderiam ter "efeitos devastadores" na tecnologia humana quando atingem um pico no período de tempo de dois anos.

A secretária assitente, Kathryn Sullivan, do Centro de Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA, disse que as tempestades solares são uma ameaça crescente para a infra-estrutura crítica, tais como comunicações por satélite, sistemas de navegação e equipamentos de transmissão elétrica. Tempestades solares liberam partículas que podem desativar temporariamente ou permanentemente destruir circuitos frágeis de computador.

A Dra. Sullivan, uma astronauta da NASA, que em 1984 se tornou a primeira mulher a andar no espaço, no início deste ano numa entrevista sobre o clima na ONU em Genebra, disse que "não é uma questão de se, mas realmente uma questão de quando um grande evento solar poderia atingir nosso planeta".

Ela não é o única especialista para emitir um alerta sobre a ameaça representada pelas tempestades solares. Em fevereiro, os astrônomos advertiram que a humanidade está agora mais vulnerável a um evento como esse do que em qualquer momento da história - e que o planeta deve se preparar para um desastre a como do furacão Katrina, a nível  global.

A grande erupção do sol iria enviar ondas de radiação e partículas carregadas para a Terra, prejudicando os sistemas de satélite usados
​​para sincronizar computadores, navegação aérea e redes de telefonia.

Se a tempestade for forte o suficiente pode até mesmo travar os mercados de ações e causar cortes de energia que podem durar semanas ou meses, dizem especialistas. As chances de um evento espacial, como este, estão ficando mais fortes porque o sol está entrando no período mais ativo de seu ciclo natural de 11-12 anos.

 Ameaça: Rio de Janeiro durante um apagão em 2009.  
Uma tempestade solar poderia causar cortes de energia
  globais por um mês, os cientistas advertiram.

O mundo teve uma amostra do poder explosivo do sol em fevereiro, quando a mais forte erupção solar, em cinco anos, enviou uma torrente de plasma para a Terra a 1.500 quilômetros por segundo.

A tempestade criou auroras espetaculares e interrompeu as comunicações de rádio. Tempestades solares são causadas por explosões no sol. As explosões liberam ondas de raios-X e radiação ultravioleta, que atingem a Terra em poucos minutos, interrompendo os sinais de rádio e podem danificar os componentes eletrônicos de satélites.  Elas são seguidas de dez a 20 minutos depois, por uma explosão de partículas energéticas que causam estragos ainda maiores em satélites e em seguida, 15 a 30 horas mais tarde por plasma super carregado que colide com o campo magnético da Terra gerando tempestades geomagnéticas. O plasma cria as auroras, ou luzes do norte e podem induzir correntes elétricas em linhas de alimentação e os cabos.

O sol passa por um ciclo de actividade regular cerca de 11 longos anos em média. O último máximo solar ocorreu em 2001. Seu último mínimo foi particularmente fraco e de longa duração.

A NASA disse que, tempestades espaciais não são novas. O primeiro grande reflexo solar foi registrado pelo astrônomo britânico Richard Carrington em 1859. Outras tempestades solares geomagnéticas foram observadas nas últimas décadas. Um reflexo solar enorme ocorreu em 1972, que cortou a comunicação de longa distância de telefones no centro-oeste do estado de Illinois. Outro surto semelhante ocorreu em 1989, onde tempestades geomagnéticas provocaram a interrupção de transmissão de energia elétrica e apagões em toda a província canadense de Quebec.

Assista ao vídeo da NASA clicando no ícone abaixo
 Fonte: YouTube
Crédito: NASAexplorer


Fonte/Crédito: Daily Mail -UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes



3 comentários:

  1. Eu acho que as postagem mais antigas deveriam ser descartadas pois deixam a gente na expectativa de que são recentes como a do surto solar raro.

    ResponderExcluir
  2. ...discordo em descartar postagens antigas. Pois como ficam os novos leitores como eu? sem informações todas?
    Voto pela manutenção de todas as POSTAGENS, TODAS..

    ResponderExcluir
  3. "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.
    Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.
    Lucas 21:25-26

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...