quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jodie Foster, Atriz do Filme “Contato”, Ajuda a Reviver o SETI


Uma visão do Telescópio Allen, do Instituto SETI no Observatório 
de Hat Creek cerca de 467 quilômetros a nordeste de San Francisco, Califórnia
Crédito: SETI Institute.


Extraterrestres, a linha telefônica está aberta e o SETI está esperando sua ligação e pelo que podemos ver aparentemente, Jodie Foster, também.

O SETI (Programa de Busca por
Inteligência Extraterrestre), programa sem fins lucrativos, forçado a interromper suas atividade no início deste ano, após desligamento da cadeia de Telescopios Allen, usados para ouvir sinais alienígenas - devido a problemas de orçamento, agora levantou dinheiro suficiente para retomar a busca por vida fora do planeta Terra.

O instituto atingiu sua meta na última semana ao arrecadar US$200.000 para operar o telescópio até o final deste ano. Os fundos vieram de mais de 2.000 doadores privados, incluindo a atriz Jodie Foster, que interpretou a personagem fictícia do SETI, a cientista Ellie Arroway no filme “Contato” de 1997.

 
“Assim como Eleanor “Ellie” Arroway, o fez, nós precisamos voltar a buscar em mundos planetários, recém descobertos, pôr sinais de inteligência extraterrestre”. Jodie Foster escreveu, em uma nota que acompanha sua doação: “O Telescópio Allen poderia transformar a ficção científica em fatos científicos, mas apenas se estiver ativo, à procura nos céus”.

A cadeia de Telescópios Allen é uma coleção de 42 antenas (pratos) de rádio do SETI, montados a 6 metros de distância um do outro, no Observatório ( Rádio Telescópio) de Hat Creek, no norte da Califórnia. Os pratos (espécie de parabólicas) trabalham juntos para fazer um varredura de forma “não aleatória” dos céus, por sinais de uma civilização inteligente lá fora no cosmos.

A antena ganhou o nome de ALLEN, em homenagem ao seu co-fundador, Paul Allen da Microsoft, que foi quem financiou a sua construção. Este é o primeiro equipamento dedicado, quase que inteiramente, a busca de inteligência extraterrestre. O instrumento tornou-se operacional em 2007, mas o SETI foi forçado a encerrá-lo em abril de 2011 por falta de fundos. Agora, através do aumento de doações através, do seu programa “on-line” SETISTARS, o instituto tem dinheiro suficiente para colocar o programa instalado, funcionando novamente dentro de alguns meses. Outros contribuintes do fundo SETISTARS incluem escritor de ficção científica Larry Niven e o astronauta da Apollo 8, Bill Anders, que escreveu: "É absolutamente irresponsável, a raça humana não estar à procura de evidências de inteligência extraterrestre".

Fonte: Space.com
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Jorge Falcão


Comentário do Autor

Finalmente alguém, que pode, resolveu fazer alguma coisa, para que a ciência humana não fique estagnada e limitada. Sempre fui um grande fã desta bela mulher e excelente atriz. Agora está comprovado que, além de uma grande mulher, tem sensibilidade e uma grande visão de ciência e do universo. Parabéns Jodie Foster por sua iniciativa. Nos ufólogos e astrônomos agradecemos de coração.

Gério Ganimedes



   

Um comentário:

  1. Isto quer dizer, que agora é: FORA COM OS MILICOS DE LÁ? Vamos ter notícias das três naves gigantescas que o SETI detectou no passado?
    Tô doidinha de curiosidade...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...