sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NASA Alerta Centro-Oeste dos EUA, Para Fragmentos de Meteorito

TMO/JPL/NASA

Residentes Ohio devem estar à procura de pequenos meteoritos que podem ter sido criados por uma bola de fogo brilhante, que riscou o céu do sul de Ontário, no Canadá, na semana passada, segundo a Nasa.

A bola de fogo foi detectada por câmeras de vigilância do céu, da Rede Meteor Sul de Ontário as 01h:22min EDT (0522 GMT), em 08 de agosto.

"Ele foi avistado sobre o Lago Erie e passou mais ao sul-sudeste de Ohio", disse Bill Cooke, chefe do escritório Ambiental de Meteoróides da NASA, no Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama.

O meteoro foi rastreado pela última vez ao norte de Gustavus, Ohio e a zona de impacto potencial dos fragmentos do meteorito é uma região a leste de Cleveland, Cooke disse ao SPACE.com.

Meteoros, que estão viajando pelo espaço, são conhecidos pelos astrônomos como meteoróides. Quando eles entram na atmosfera da Terra criando bolas de fogo, eles são chamados meteoros. Apenas os fragmentos, que realmente atingem a superfície da Terra, são chamados de meteoritos.

"Nós olhamos para aqueles que estão se movendo baixo e lentos, aqueles que penetram profundamente na atmosfera", disse Cooke. "Normalmente meteoros queimam cerca de 65 a 80 km sobre nossas cabeças. Este desceu a 38 km, antes que nós perdessemos a sua trilha e nós sabemos que esta distância, foi inferior".

Quando um meteoro penetra na baixa atmosfera e se move relativamente lento, ele pode criar meteoritos que se espalham pelo chão, Cooke explicou. A bola de fogo vista na semana passada, caiu a uma velocidade de cerca de 40.555 km/h.

Enquanto os “Observadores do Céu” de todo o mundo procuravam, vistas espectaculares da chuva anual de meteoros Perseidas, na semana passada, Cooke esclareceu que esta bola de fogo não é definitivamente um Perseida, porque estava se movendo muito lentamente.

Com base na luminosidade da bola de fogo e observações de radar, a massa do meteoro é estimada, para estar na faixa de 10 kg. Isto significa que fragmentos de meteoritos provavelmente serão muito pequenos, disse Cooke.

"Algo do tamanho de seu polegar, talvez um pouco maior", disse ele, estimando que qualquer rocha encontrada, provavelmente seria cerca de aproximadamente 100 gramas e medindo cerca de 2,5 a 5 cm de diâmetro.

Para os caçadores de meteoritos na área, ou para quem por acaso se deparar com qualquer pedaço de roca do espaço, Cooke quer saber sobre isso e as pessoas são encorajadas a entrar em contato com o departamento da NASA que trata de meteoróides, caso encontrem algum fragmento, mas, o especialista em meteoritos adverte, que há regras estritas que regem a propriedade de rochas espaciais que caem do céu.

"Uma coisa que você precisa saber é que os meteoritos pertencem ao titular da propriedade, o proprietário do imóvel em que a terra", disse ele. "Então, se você está olhando para eles na propriedade de alguém, certifique-se falar com eles e obter sua permissão antes. Se você está procurando meteoritos, respeite os desejos e direitos de todos os proprietários".


Fonte: Fox News
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee

Comentário do Autor

Ahh! Que susto! Achei que eles iam dizer que tudo que cai do espaço é deles, da NASA! Pelo menos até eles colocarem a mão na rocha, é de quem achou, depois ... Ninguém sabe!

Gério Ganimedes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...