quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conferência da NASA sobre Atividade Solar

Foto feita a parti de um vídeo feito pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA,
mostra a explosão solar de 8 de agosto de 2011, como ela apareceu na faixa 
ultravioleta do espectro de luz. O surto registrado como uma tempestade solar
de classe X 6.9, a maior do Ciclo Solar 24. Crédito: NASA / SDO / GSFC

Atenção - NASA faz Conferência para Discutir os Esforços de Rastreamento das Tempestades Solares Nesta Quinta-feira (18)

Funcionários da agência espacial disseram em um comunicado que a NASA vai realizar nesta quinta-feira (18), uma conferência de imprensa para discutir "novos detalhes sobre a estrutura das tempestades solares e seus impactos na Terra".




A agenda desta semana irá analisar várias observações das sondas espaciais, incluindo dados do "Solar Terrestrial Relations Observatory (Stereo)", que atualmente mantêm um olhar atento sobre o sol. O comunicado partiu de funcionários da agência, divulgado hoje (16 de agosto). A Coletiva desta quinta-feira será realizada na sede da NASA em Washington e contará com apresentações de especialistas de várias condições climáticas espaçiais. Estão incluídos:

  1. Madhulika Guhathakurta, cientista do programa "Stereo", com sede na NASA;
  2. Craig DeForest, cientista da equipe do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em Boulder, Colorado;
  3. David Webb, físico pesquisador do Instituto de Investigação Científica, Boston College;
  4. Alysha Reinard, cientista do centro de Administração Atmosférica e Oceanica da Universidade de Colorado, Boulder

A entrevista coletiva terá início às 14h00min EDT (1800 GMT) e será transmitido ao vivo no canal "NASA TV" a cabo, bem como no site da agência no "NASA TV". ( * Para acessar clique no ícone da NASA na coluna lateral do blog mais abaixo - NASA TV).

O sol está atualmente em uma fase ativa do seu ciclo de tempo solar de 11 anos (a atual temporada é chamado de ciclo solar 24) e entrou em erupção com vários grandes “flares” nas últimas semanas. O ciclo solar atingirá o pico em 2013, cientistas da NASA disseram.

Na semana passada, o sol desencadeou sua maior explosão solar em mais de quatro anos. Só em agosto foram nove erupções solares registradas como uma tempestade solar de classe X 6.9 na escala de três níveis utilizada para medir eventos climáticos poderosos da estrela. Isso causou algumas quedas e interrupções em sinais de rádio, mas não representou uma séria ameaça aos satélites e astronautas em órbita, ou sistemas de infra-estrutura na Terra, como alguns grandes eventos solares, podem fazer.

No início deste mês, uma série de três tempestades solares em três dias mandaram uma torrente de partículas carregadas em direção à Terra o que criou a exibição de deslumbrantes auroras (boreais e austrais) acima regiões polares da Terra, conhecidas como luzes do norte no Hemisfério Norte e as luzes do sul, no sul.

A Missão Stereo, da NASA é na verdade, um par de sondas espaciais, mantendo uma vigilância constante sobre o sol a partir de posições diferentes. Uma sonda Stereo está em uma órbita que precede a Terra, enquanto a outra segue por trás do planeta. Como seu nome sugere, as duas espaçonaves trabalham juntos para fornecer um olhar estéreo do clima sol.

Temos também outra sonda da NASA, o Observatório Dinâmico Solar, que pode gravar um vídeo de alta definição do sol e enviá-lo de volta a Terra. Além disso, temos o articulado, Observatório Europeu Solar e Heliosférico, ou SOHO, e outros observatórios espaciais solares também vigiando o sol.


Assista o vídeo das última tempestades solares, 
clicando no ícone abaixo


Fonte: Space.com 
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Comentário do Autor

Pensamento do diretor da NASA: "...Parece que está na hora de tornar a coisa pública...!". Nosso pensamento: "...Podemos começar a ficar preocupados ...!"

Gério Ganimedes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...