sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2012 – Ajustes Na Máquina do Tempo

 Como saber onde estamos no tempo, se a hora é 
apenas uma convenção terrestre?

Além de 2012 ser um ano bissexto, terá um segundo ajuste em sua máquina do tempo.


Os árbitros internacionais do tempo de Rotação da Terra e (International Earth Rotation and Reference Systems Service - IERRSS) anunciaram, que vão introduzir um “Salto de Segundo” em 30 de junho deste ano, a fim de acompanhar a rotação da Terra.

Na década de 1950, foram introduzidos os relógios atômicos, para medir a rotação da Terra. Os relógios atômicos são bastante precisos e são alimentados para oscilar exatamente (9.192.631.770) vezes por segundo. A Terra, porém, é menos precisa. Conforme a Terra gira sobre seu eixo, pequenos desvios significam, que alguns dias acabam, por ser mais longos do que outros. Os relógios atômicos não correspondem exatamente o tempo real da Terra, porque a órbita do globo tende a ser irregular. Podemos observar com o passar do tempo que atualmente, nos encontramos, um segundo fora do eixo de rotação, entretanto em algumas centenas de anos, seriam minutos, e depois de centenas de milhares de anos, os humanos poderiam estar almoçando à meia-noite.

Relógio Atômico - Clique na foto para acessar

Adicionar ou subtrair um segundo, traz o tempo atômico e o tempo solar, de volta em sincronia. Quando o relógio bater a meia-noite de 30 de junho, vai demorar dois segundos para a transição em julho, em vez de um, atrasando o Tempo Universal Coordenado (UTC) por um segundo.

É provável que a maioria de nós não perceba a diferença, mas as pessoas cuja subsistência, depende da precisão de um relógio, como pilotos, companhias aéreas e controladores de tráfego aéreo, terão tempos difíceis, para manter tudo em sincronia.

Segundos bissextos foram introduzidas em 1972 e o IERRSS adicionou um segundo pela última vez em dezembro de 2008.


Fonte: News.com.au
Leia a notícia em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...