quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Astrônomos Descobrem Três Planetas Alienígenas Menores Que a Terra.

A ilustração deste artista mostra o novo sistema planetário KOI-961, que contém três planetas alienígenas menores que a Terra. Os exoplanetas círculam sua estrela hospedeira a distâncias muito próximas, de modo que, provávelmente, seja quente demais para abrigar vida. Crédito: NASA / JPL-Caltech
 
Os mundos alienígenas, detectados através de dados disponíveis publicamente da missão Kepler da NASA, são 0,78, 0,73 e 0,57 vezes o diâmetro da Terra, respectivamente, o menor é aproximadamente do tamanho de Marte. Os três exoplanetas orbitam uma estrela anã vermelha conhecida como KOI-961, que é apenas 1/6 do tamanho do nosso Sol e está localizado a 120 anos-luz de distância, na constelação de Cygnus (Cisne A).

“Este é o menor planeta de um sistema solar encontrado até agora”, disse o investigador principal, John Johnson, do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. “É realmente mais semelhante a Júpiter e suas luas, mas em escala, do que qualquer outro sistema planetário. A descoberta é mais uma prova da diversidade de sistemas planetários em nossa galáxia”.

Os três planetas orbitam muito perto de sua estrela, apenas 0,6 para 1,5 por cento da distância da Terra ao sol. Cada um deles leva menos de dois dias para girar em torno de KOI-961, disseram pesquisadores.

Todos os três exoplanetas pensa-se serem rochosos como a Terra. No entanto, sua proximidade com sua estrela os torna quentes demais para estar na zona habitável, a área em torno de uma estrela nem muito quente nem muito frio para a água líquida existir na superfície.

“As temperaturas da superfície destes planetas variam, de 720 Kelvin (836 º F) a 450 Kelvin (350 graus)”, disse Johnson.
O Kepler descobre planetas usando uma técnica conhecida como o método de trânsito. Ele tenta encontrar manchas minúsculas no brilho de uma estrela quando um planeta causada cruza sua face, ou trânsitos frente a estrela, bloqueando parte da sua luz.

“Se KOI-961 fosse maior e mais brilhante, o Kepler não teria sido capaz de sinalizar as reduções de luminosidade causadas pelo trânsito dos três planetas recém descobertos”.

 
Johnson disse: “Se houvessem planetas pequenos como estes em torno de uma estrela como o nosso Sol, não haveria nenhuma chance de nós encontrá-los. Não posso expressar o quanto estou animado por encontrar um planeta do tamanho de Marte, já é tão difícil encontrar algo do tamanho da Terra”.

Fonte: Space.com
Colaboração: Emelee
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Com essa temperatura amena aqui, mar azul, céu azul, cada vez me convenço mais que a nossa Terra é a ´"pérola" do universo, o resto são crateras e poeiras.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...