segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Astronautas da Estação Espacial Internacional Jogam Frogger no Espaço

 Estação Espacial Internacional - ISS Foto/crédito: Wikipédia


Por Gério Ganimedes


Ao bom e velho estilo dos famosos jogos da década de 80, os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) parecem estar jogando “Frogger” no espaço, pulando quase que diariamente, para escapar do lixo espacial que os cerca e é bom eles terem sorte, pois só tem uma ficha e uma vida restante.

Frogger - 1981
 

De acordo com o portal Voz da Rússia, a Estação Espacial Internacional teve que elevar sua órbita em 1,7 km nesta segunda-feira para evitar a colisão com um fragmento do satélite meteorológico chinês Fengyun-1C, informou o CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais). Em um comunicado do centro russo, citado pela agência de notícias Interfax, o porta-voz disse, que a manobra de ajuste da órbita foi executada por motores de correção do módulo de serviço Zvezda. Segundo fonte de informação a órbita da estação é de 391,6 km. Os propulsores foram ativados em modo automático durante 64 segundos e aumentaram a velocidade da estação em um metro por segundo. 

Depois desta correção de hoje, o CCVE decidiu cancelar a elevação que estava prevista para 2 de fevereiro. A atual equipe de astronautas da ISS é composta por seis astronautas. Os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank, e o holandês André Kuipers, da Esa (Agência Espacial Europeia).


Fonte da informação: Voz da Rússia
Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...