sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Máquina Z - Recria a Superfície de uma Estrela na Terra ...

 Uma Pseudo Estrela na Terra


... Mas apenas por uma fração de segundo

A Máquina Z, como é chamada, é geralmente usada para simular explosões de armas nucleares, mas 15 por cento do tempo, a instalação de alta energia é dedicada a experimentos, incluindo uma simulação da superfície de uma estrela anã branca, criada para disparar uma enorme quantidade de energia elétrica em gás hidrogênio.

“Como astrônomo, eu estou acostumado a olhar para estrelas de anos-luz”, diz Don Winget, da Universidade do Texas em Austin. “Então foi um momento marcante a primeira vez que tomou uma medida a uma distância de apenas 5 centímetros”.

A “Estrela” foi recriada em uma instalação de alta energia, normalmente usada para simular explosões de armas nucleares, que dispara 26 milhões de ampéres de corrente, através de um recipiente de hidrogênio para simular a superfície infernal de 10.000 graus de uma estrela anã branca.

A Máquina Z foi construída para simular explosões de armas nucleares, mas agora dedica cerca de 15 por cento de seu tempo para experiências, como a simulação de estrela e relatórios científicos. A máquina produz enormes quantidades de energia, o suficiente para derreter diamantes. Ela gerou temperaturas de 3,7 bilhões de graus Kelvin, a maior já criada pela humanidade, incluindo o centro de explosões de bombas de hidrogênio. Ela também, rotineiramente, gera energia elétrica equivalente a saída de 80 vezes a da Terra no poder total. No experimento de criação de uma anã branca, os pesquisadores simularam o “espectro” da superfície de uma anã branca, disparando 26 milhões de ampéres de eletricidade através de fios de tungstênio, que vaporizou-los, lançando raios-X.

Quando os raios-X acertaram um recipiente de gás hidrogênio, o gás é ionizado e atinge uma temperatura de cerca de 10 mil graus centígrados. Nesta situação, o experimento recriou as condições na superfície de uma estrela.

A equipe de Winget têm feito experiências com a Máquina Z desde 2010.

A energia ou fogo liberado da Máquina Z, através de 36 cabos, extremamente grossos, é ativada simultaneamente, desencadeando força poderosa por interruptores de laser. Os cabos, isolados por água, criaram um pulso de 50 trilhões de watts em um alvo do tamanho de um carretel de linha. Enquanto a máquina Z pode gerar um impulso extraordinário de energia, ela só faz isso por uma pequena fração de segundos, a energia utilizada é apenas o suficiente para fornecer eletricidade para 100 casas por dois minutos.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria em ingles AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Como dizia meu falecido e saudoso pai: “Quem brinca com fogo faz pipi na cama”.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução – Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...