quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Telescópio Poderoso – Resultado da Parceria China e Índia


Mais Um Olho No Espaço

China e Índia, assinaram parceria de um projeto para construir o Thirty Meter Telescope, que será o maior do mundo quando terminado em 2018, na cumeira do Vulcão Mauna Kea, no Havaí.

China e Índia estão alavancando a vanguarda da pesquisa astronomica com sua decisão de participar como parceiros de um telescópio no Havaí, que será o maior do mundo quando é construída ainda nesta década.

A China e a Índia vão pagar uma parcela do custo de construção, o que deve superar US $ 1 bilhão, para o “Thirty Meter Telescope”, que ficará localizado  no cume do vulcão Mauna Kea. Eles também terão uma parcela do tempo de observação. É o primeiro telescópio avançado em que uma ou outra nação tem sido parceiros.

“Isso vai representar um salto quântico para a comunidade chinesa”, disse Shude Mao, professor de astrofísica do Observatório Astronômico Nacional da China.

O espelho primário segmentado do “Thirty Meter Telescope”, que tem cerca de 100 metros de comprimento, irá dar-lhe nove vezes a área de coleta de luz dos maiores telescópios ópticos em uso hoje.

  
Suas imagens também serão três vezes mais nítidas.

O telescópio, conhecida como TMT, será capaz de observar planetas que orbitam outras estrelas como o sol e permitir aos astrônomos observar novos planetas e estrelas em formação. Também deve ajudar os cientistas a ver cerca de 13 bilhões de anos luz de distância num olhar, sobre os primeiros anos do universo. A China juntou-se como um observador em 2009, seguido pela Índia em 2010. Ambos agora são parceiros, com representantes no Conselho do TMT. O Japão, que tem o seu próprio telescópio grande em Mauna Kea, o Subaru, tem 8,3 metros, é também um parceiro.

O TMT não podem deter o título de maior do mundo por muito tempo, no entanto, como uma parceria de países europeus com planos de construir o “European Extremely Large Telescope”, o que teria um espelho de 42 metros, ou 138 metros de diâmetro.

Mao disse, que astrônomos chineses, provavelmente querem usar o TMT para estudar a origem de planetas fora do nosso sistema solar, buracos negros, matéria escura e energia escura. Segundo Mao a China tem líderes astrofísicos teóricos, mas ele fica no campo da astronomia observacional. O telescópio vai ajudar a China a superar isso.

“A China é ambiciosa em termos de seus objetivos de ciência. Realmente ela quer chegar o mais rápido que pudermos”, disse ele. Mao disse que o projeto também será valioso para as transmissões da imagem da China para o mundo.

“Há muitas coisas que são fabricadas na China, mas queremos subir em termos de tecnologia”, disse ele. “Nós também queremos contribuir para a paz mundial. O TMT oferece uma grande oportunidade para fazer isso”.

“Todos os astrônomos, onde quer que estejam, olharão para o mesmo céu”.

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI

Comentário do Autor

Estamos com um desejo ávido, de encontrar nossos irmãos e novas possibilidades de vida além da Terra. O que resta saber, é se dará tempo para encontrar uma porta de saída, depois de tanto estragos e danos irrecuperáveis, na base, de nossos olhos de vidro que observam o universo.



Tradução, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...