segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Sol Está Chegando no Seu Limite - Atualização

                                 

                                  Crédito: NASA/SDO and the AIA Consortium/Edited by J. Major



Na manhã de 23 de Janeiro por volta de 0359 (Hora Universal) a grande mancha solar 1402 entrou em erupção, produzindo um surto de longa duração de Classe M9, ou seja, quase uma explosão de Classe X o tipo mais poderoso de atividade solar.  O Observatório Dinâmico Solar da NASA capturou o flash apresentando através de espectro ultravioleta extremo na imagem acima.

Tanto a SOHO como a Sonda STEREO-Behind detectaram uma CME (Ejeção de Massa Coronal) emergindo rapidamente do local da explosão. Analistas no Laboratório de Clima Espacial Goddard, estimam uma velocidade de 2200 km.  Existe uma pequena dúvida de que a nuvem está se dirigindo na direção da Terra, entretanto numa inspeção preliminar das imagens da SOHO / STEREO, sugere que a CME (Ejeção de Massa Coronal) vai desferir um forte golpe no campo magnético da Terra em janeiro 24-25 com fator de alvo a maioria no hemisfério norte do nosso planeta.

Com a chegada das seguidas ejeções de massa coronal, o vento solar tende a aumentar e as cargas de choque, da nuvem de partículas carregadas do Sol, poderão produzir fortes tempestades geomagnéticas e interferir em tanto em comunicações de rádios, satélites e até mesmo produzir surtos e interrupções nas redes de distribuição de energia elétrica.


Fique ligado para atualizações.

Atualização

Tempestade Radioativa de nível S3 em andamento

Os prótons solares acelerados por uma ejeção de Classe M9 estão gerando segundo escala NOAA das tempestades de radiação, uma de categoria S3, o que significa que poderia, por exemplo, causarem reinicialzações isoladas de computadores de bordo dos satélites artificiais e interferir com comunicações de rádios das regiões mais próximas dos pólos.
 
Verifique AQUI, para entender melhor os níveis de tempestades radioativas

Fonte de informação: NOAA e Spaceweather.com
Edição de Texto, adaptação de dados e postagem: Lennoy - Staff do PQA
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
 

2 comentários:

  1. Talvez aí resida o porquê das pulverizações feitas na atmosfera em todo o mundo.
    Seriam os ratros químicos uma tentativa desesperada de conter os efeitos de uma tempestade solar classe x ?

    ResponderExcluir
  2. O sol esta chegando no seu limite? ou nos estamos chegando no nosso limite? nossa realidade como a conhecemos pode estar por um fio,e ainda tem tempo de abrir a mente e ver que aqui não é a nossa verdadeira realidade, somente estamos presos a ela, mas existem maneiras de se ver o outro lado, ver que nao estamos sos , que este fim nao sera o nosso fim, mas a libertação de um estado para outro,ou seja lá o que for que aconteceu aqui neste universo não tenha sentido algum?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...