terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chefe do Programa Espacial Russo Associa Fracassos das Últimas Missões Espaciais à Sabotagem "Estrangeira"

Crédito: Michael Carroll


Algumas das recentes falhas no programa de satélites russos pode ter sido resultado de sabotagem por forças estrangeiras, disse o chefe do programa espacial da Rússia, nesta terça-feira, em comentários aparentemente voltados para os Estados Unidos.

O chefe Vladimir Popovkin em uma entrevista na Izvestia, disse, que alguns artefatos russos tinham sofrido "inexplicáveis" falhas durante o vôo sobre o outro lado do globo, fora do alcance do rastreamento de instalações em seu país. Popovkin falou, quando questionado, sobre o fracasso dos 170 milhões de dólares da sonda não tripulada Phobos-Ground, que foi projetada para explorar uma das duas luas de Marte, Phobos, mas tornou-se encalhado na órbita da Terra, após o seu lançamento em 09 de novembro de 2011. 

Engenheiros na Rússia e da Agência Espacial Europeia não conseguiram impulsionar a nave espacial rumo a Marte, e espera-se que ela caia de volta na Terra em torno de 15 de janeiro.

O governo russo afirmou que a sabotagem de estrangeiros foi usada para desativar o satélite. Popovkin afirmou que a tecnologia moderna torna a nave vulnerável às influências estrangeiras.

“Eu não gostaria de acusar ninguém, mas hoje existe meios poderosos de influenciar as nave espaciais, e seu uso, não pode ser excluído”, disse ele.

James Oberg, um veterano da NASA que já escreveu livros sobre o programa espacial russo e agora trabalha como consultor de espaço, disse que os comentários de Popovkin foram um triste exemplo do instinto cultural russo para “culpar os estrangeiros”.

Fonte: Fox News
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Forças Estrangeiras? Volto a lembrar que, depois de tantos olhos nos céus, programa “Céus Vigilantes”, preocupações afirmadas dos russos com ataques extraterrestres, e relatos de pessoas, com características estranhas, infiltradas em nossa sociedade, penso que os russos estão usando o termo “Forças Estrangeiras” e até mesmo correndo o risco de culpar os EUA, para não soar "tão preocupante" como a expressão verdadeira que deveria ser usada: “Forças Extraterrestres”.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...