domingo, 22 de janeiro de 2012

Plasma Solar Arremessado Contra a Terra - Segunda Atualização

Crédito: NASA

Uma tempestade magnética vai ocorrer na Terra neste domingo, quando um coágulo de plasma solar atingirá a Terra, ejetado pelo Sol na véspera. Uma das maiores ejeções de massa coronal dos últimos anos teve lugar às 16h30min GMT na quinta-feira.

A nuvem de plasma solar levará de 48 a 60 horas para cobrir a distância de 242 milhões de quilômetros que separam a Terra e o Sol. Dada à força e a duração da ejeção, a atmosfera e o campo magnético da Terra provavelmente estarão perturbados não menos que um dia, isto é, durante o domingo inteiro.

Atualização

22 de Janeiro de 2012 - 15:36:07 Hora Universal 


A chegada da nuvem de partículas pode ser observada
pela região branca e vermelha do gráfico superior direito. 

A Ejeção de Massa Coronal (CME) atingiu o campo magnético da Terra em 06:17 (Hora Universal) em 22 de janeiro. No início, o impacto não pareceu ser um forte, pois a velocidade do vento solar se manteve em aproximadamente 400 km / s durante a entrada da carga, entretanto atrás da esteira da CME, uma corrente de vento solar denso e cada vez mais geoefetivo, está soprando e contornando a Terra, preparando um cenário para possíveis auroras na noite de 22 de janeiro de 2012. 



Fonte/Crédito: Voz da Rússia
Link da notícia AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee - Pesquisas PQA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...