terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tremores no Espaço - Spacequakes




Spacequakes

 

Pesquisadores que se utilizam da frota de cinco espaçonaves da NASA – THEMIS, descobriaram uma forma de meteorologia espacial que se dedica a estudar o impacto das ignições das luzes do Norte sobre a magnetosfera da Terra. Eles chamam isso de "spacequake".

O “spacequake” é um tremor no campo magnético da Terra e pode ser sentido mais fortemente na órbita da Terra, mas não é exclusivo do espaço. Os efeitos podem atingir todo o caminho até a superfície da própria Terra. Reverberações magnéticas foram detectadas em estações terrestres em todo o mundo, bem como os detectores sísmicos medem um grande terremoto.

As afirmações são do principal investigador do estudo, Vassilis Angelopoulos da Universidade da Califórnia. É uma analogia apropriada porque “a energia total em um spacequake pode rivalizar com a de um terremoto de magnitude cinco ou seis”, de acordo com Evgeny Panov do Instituto de Pesquisas Espaciais, na Áustria. Panov é o primeiro autor de um artigo que apresenta os resultados na edição de abril de 2010 Geophysical Research Letters.

Em geral, as linhas do campo magnético da Terra, podem ser pensadas como, tiras de borracha esticada pelo vento solar, que são na verdade partículas carregadas que fluem em todas as direções a partir do sol, disse o coautor Vassilis Angelopoulos, um físico espacial da Universidade da Califórnia, Los Angeles.

A minha intensão com este post é levantar a hipótese, numa tentativa de quem sabe, achar uma explicação para os misteriosos sons, que estão sendo ouvidos por centenas, senão milhares de pessoas ao redor do globo. Talvez, de alguma forma estas ondas produzidas pelos Spacequakes, propagadas até o solo, atinjam a superficie da Terra, que reagindo como uma espécie de “tambor acústico metálico”, transforma estas ondas nos misteriosos sons gravados, mas enfim, é apenas mais uma tentativa de explicar e compreender o que está acontecendo.


Clique no ícone para ver a animação
Tradução, adaptação de texto e complemento: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução e adaptação - Projeto Quartzo Azul©©
 

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...