sábado, 14 de janeiro de 2012

Buraco Coronal Imenso Aparece na Superfície do Sol

Buraco Coronal - crédito: NASA

O Observatório Dinâmico Solar da NASA, está monitorando um “corte escuro na atmosfera do Sol”, um buraco coronal imenso. A mancha escura pode ser observada na imagem em Ultra Violeta capturada em 13 janeiro de 2012.

Buracos coronais são lugares onde o campo magnético do Sol se abre e permite que o vento solar escape. Este buraco tem cerca de 120.000 km de largura e mais de um milhão de quilômetros de comprimento. O vento solar flui da abertura, desta espécie de abismo escuro na coroa solar e irá atingir a Terra em 16 ou 17 de janeiro de 2012, possivelmente provocando auroras para os observadores dos céus de altas latitudes.

Estes rasgos na supercície do Sol podem contribuir para a ocorrência de grandes explosões solares e CMEs (Ejeções de Massa Coronal) significativas. O buraco coronal esta de frente para a Terra. Os ventos solares têm tendencia a aumentar sua velocidade nestas condições.

Estamos atentos ...

 
Fonte: Spaceweather.com
Texto e adaptação de tradução de termos técnicos: Gério Ganimedes
Leia mais informações em: www.spaceweather.com

Direitos Reservados de Tradução – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Bom dia,muito interessante,,mas me assusta,que riscos corremos aqui na terra???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa temer querida, o único risco não é risco, é a certeza de que nos libertaremos dessa merda de 3DD! Abs de Luz! Julio

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...