quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Astrônomos Pretendem Capturar Imagem de um Buraco Negro

Crédito: Alain Riazuelo/NASA


Por Gério Ganimedes


Tirar uma foto de um buraco negro, um objeto tão forte gravitacionalmente,  que nem mesmo os fótons de luz conseguem escapar, soa como um oxímoro, mas os astrônomos nesta semana, tentarão executar esta façanha.

O que eles estão esperando vislumbrar, é algo chamado de "Horizonte de Eventos" - um redemoinho de matéria e energia que são visíveis ao redor, da borda do buraco negro, pouco antes de cairem no abismo escuro.

Sheperd Doeleman diretor do observatório Haytck no instituto de tecnologia de Massachusetts disse que há cinco anos atrás esta proposta não teria consistência, entretanto agora os meios tecnológicos permitem tal realização.

As metodologias para efetuar o registro do buraco negro, supermassivo que vive no coração de nossa galáxia, a Via Láctea e que tem cerca de 4 milhões de vezes a massa do sol, além de ser extremamente longe daqui, quase 26 mil anos-luz, para os astrônomos, é como olhar para uma uva na lua. Para ver algo tão pequeno e tão longe, você precisa de um telescópio muito grande. Para realizar esta difícil tarefa, os astrônomos tentarão ligar até 50 radiotelescópios espalhados pelo mundo, incluindo o telescópio Submillimeter no Monte Graham, no Arizona, telescópios em Mauna Kea, no Havaí e a Matriz Combinada para Pesquisa Astronomia Milimétrica de Ondas na Califórnia. A matriz global irá incluir vários radiotelescópios na Europa, um prato de 10 metros no Pólo Sul e, potencialmente, uma antena de 15 metros em cima de um pico de 4.572 metros de altitude, no México.


Comentário do Autor

Idéia brilhante como uma estrela. Um momento como este, realmente vai nos dar a visão de algo que ainda age com forças desconhecidas. Toda e qualquer iniciativa neste sentido, nos fornece dados do comportamento de tais estruturas. Boa sorte aos colegas, nesta magnífica empreitada.

Gério Ganimedes 

Fonte: Space.com / Fox News
Tradução, adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...