segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vida em Marte?


Prova de água? Os vales Dao, Níger e Harmakhis emergiram 
do flanco do vulcão Hecates. Um cientista contestou 
a teoria geralmente aceita de que grandes “Canyons” 
do planeta foram moldados por inundações catastróficas.  
Crédito: NASA


Cientista afirma: “Sem chance, de colonizar o planeta vermelho, por estar seco há bilhões de anos”.

A idéia de que não há água em Marte é algo que a maioria dos cientistas não ousam contemplar, por medo do destino tentador.  Afinal, se o Planeta Vermelho esta seco por bilhões de anos, então a chance, do sonho da NASA, de abrigar vida lá, se tornar realidade é zero, mas um cientista afirma exatamente isso - que a vida em Marte, para a humanidade, pelo menos, continuará a ser uma fantasia.

O Dr. David Leverington, da Tech University do Texas, contesta a teoria geralmente aceita de que "Canyons" grandiosos do planeta foram moldados por enchentes catastróficas. Em vez disso, ele diz, que eles foram criados por lava de baixa viscosidade, como visto em canais com características semelhantes, na Lua e em Vênus.

A maioria dos especialistas descartam a teoria da "lava", do Dr. Leverington, insistindo que um volume de água muito maior do que dos maiores rios da Terra seria necessário para formar esses “Canyons”, mas o Dr. Leverington contesta: “A questão é: Como você obtém esse volume de água? Como movê-la rápido o suficiente para esculpir canais como estes”. Ele também contesta a explicação comumente realizada, por que não existem leitos de lagos gigantes, vazios, na cabeceira dos canais.

Os cientistas explicaram esta anomalia, especulando, que é o resultado, do solo ser extremamente poroso e permeável, e que tenha sido subitamente violado por impactos de meteoros que causaram o movimento do magma quente na crosta marciana, mas o Dr. Leverington disse que outros pesquisadores calcularam que, a permeabilidade da superfície de Marte teria de ser, uma a dez milhões de vezes, maior do que é provável que seja.



Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
 


Comentário do Autor

Ao invés, de ficarem discutindo, se é possível ou não vida em Marte ou se tem água ou não tem, primeiro façam uma viagem tripulada com seres humanos e não apenas robôs. Se sobreviverem e comprovarem de perto todas estas teorias, ai então se terá certeza, de que é possível viver lá ou não. Se é que alguém já não sabe disso e está fazendo muita gente de boba.

Gério Ganimedes


4 comentários:

  1. Gério.
    Sobre a matéria, gostei do seu comentário a respeito.
    Ao invés de ficarem supondo sobre se tem vida ou não lá e seus atributos que possam ser essencial, tais como à água, deveriam primeiro comprovar in loco tudo isto, com uma missão tripulada ao planeta vermelho.
    Pelo que vejo aquela história que cresci ouvindo de que o homem vai a Marte em 2020, já não acredito mais, uma por conta da decadência financeira dos EUA.Mas quem sabe outros países assumam a dianteira ( China talvêz ) e cheguem ao planeta Marte em nome da exploração espacial.
    Um forte abraço!
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. "Se é que alguém já não sabe disso e está fazendo muita gente de boba."
    Você magoou? Hehehe.
    Só têm rocha e poeira lá, já enviaram três sondas e comprovaram o mesmo.
    Enviar uma tripulação para lá?...OK Houston only rocks and dusty , very boring here, may I come back ? =]

    ResponderExcluir
  3. ouvi umas histórias que as imagens de marte eram manipuladas, então tratei umas fotos da nasa para ver o que dava.
    Muito estranho

    vejam http://omundoeagora.blogspot.com/

    o que acham disso? tem alguns sites que falam disso na net tipo esse http://forum.davidicke.com/showthread.php?t=90031 de uma suposta modificação das imagens colocando um filtro vermelho para ocultar qualquer coisa verde, encobrindo qualquer possibilidade de reconhecimento de vida da forma que estamos acostumados, além disso as fotos publicadas pela nasa apresentam baixo contraste e iluminação de maneira geral que dificulta a identificação de relevo e diferenciação de cores...

    ResponderExcluir
  4. olá, Gério
    tentei fazer o oposto, transformar fotos normais em marte e pior que dá, um praia vira um deserto marciano http://omundoeagora.blogspot.com/2011/08/transformando-ilheus-em-marte.html
    um abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...