segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sonda Espacial Russa Carregada de Combustível Tóxico Vai Cair na Terra


A sonda Phobos-Grunt poderá cair na atmosfera em 15 de janeiro.

Deslocando-se de forma invertida, a sonda aparece neste vídeo, comprovando problemas de projeto. Ela deverá mergulhar na Terra na próxima semana. O Astrônomo amador francês Thierry Legault, capturou a sonda russa Phobos-Grunt a partir de um observatório francês em Nice. Seu vídeo, capturado em 01 de janeiro de 2012, mostra a sonda movendo-se invertida, arrastada de sua posição pelo atrito da nossa atmosfera.


Acesse o vídeo no ícone

Seu vídeo também ofereceu a primeira explicação do motivo pelo qual a sonda fracassou. “Isso mostra que a Phobos-Grunt está se movendo invertida, com os painéis solares implantados, mas não iluminada pelo Sol, diz Legault.

A sonda Phobos-Grunt poderá cair na atmosfera em 15 de janeiro.

Sem a energia elétrica dos painéis solares, a sonda parece ter sido incapaz de se comunicar com a equipe em terra - e assim começou uma lenta descida na atmosfera. A sonda está carregando sete toneladas de combustível tóxico na forma de nitrogênio e teroxide hidrazina. Tanques da sonda - que contém combustível tóxico - estão à frente, e os painéis solares para trás.

 
Segundo Legault, isso corresponde a uma orientação dirigida por forças aerodinâmicas, a força de atrito sobre o satélite. “A maior parte - os tanques - estão à frente, e as partes com o maior atrito - os painéis solares - estão por trás”.

O porta-voz russo Alexei Zolotukhin disse em uma conferência de imprensa que a sonda poderia re-entrar na atmosfera em 15 de janeiro - embora isso possa mudar.

Um dos compartimentos da sonda tem uma pequena quantidade de substâncias radioativas de Cobalto-57.

Agência espacial da Rússia diz que o combustível deve queimar na reentrada e o Cobalt-57 não representa qualquer ameaça de contaminação radioactiva.

No entanto, várias dezenas de fragmentos com um peso total de até 200 kg vão cair na superfície da Terra.

A agência diz que a área aproximada, onde os fragmentos da sonda cairão, só poderia ser calculado poucos dias antes de sua queda.

A nave Phobos-Grunt foi lançado com sucesso por um foguete Zenit-2 impulsionador do cosmódromo de Baikonur na Rússia, no Cazaquistão em 9 de novembro 2011. As tentativas dobradas de disparar seus motores após 11 minutos para estabelecer seu caminho para o planeta vermelho, falhou. O chefe da agência federal espacial russa, Vladimir Popovkin disse que nenhuma das queimas dos motores funcionaram, provavelmente devido a uma falha do sistema de orientação da nave. 

Embaraçosamente, o esforço para restaurar o controle sobre a sonda, foi prejudicado por uma limitada rede de comunicações terra-espaço, que forçou os controladores de vôo russos a pedirem ao público em geral na América do Sul, para ajudar a localizar a sonda.

Astrônomos amadores foram os primeiros a detectar o problema, quando detectaram que, a embarcação ficou presa na órbita da Terra.



Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e notícia: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução – Projeto Quartzo Azul©©

3 comentários:

  1. Caro Gério, sugiro que pesquise sobre a ilação de que tal sonda foi capturada pelos sistemas de telemetria dos EUA, não sei se é verdade, mas é plausível.
    Li que o objetivo dos EUA é arremessar a sonda contra o Irã, interferindo em sua telemetria.
    Entendendo que a economia mundial está em colápso e que todo colapso culminou em guerras generalizadas, sejam cruzadas ou as famosas guerras mundiais, não acho impossível um estopim dessa espécie, ainda mais que o Khamenei e o Ahmadinejad estão meio que em uma disputa de egos.
    Se cair em cima do Irã, acho que é uma declaração de guerra.

    ResponderExcluir
  2. Dâ uma sensacao de inseguranca...

    ResponderExcluir
  3. Tomara que caia na Russia..

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...