sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Existência da Misteriosa Energia Escura, É Comprovada

 
 
   Novos resultados do Galaxy Evolution Explorer da NASA e do telescópio anglo-australiano localizado em Siding Spring Mountain, na Austrália, confirma que a Energia Escura (representada pela grade roxa) é uma força suave e uniforme, que agora tem controle sobre os efeitos da gravidade (grade verde). As observações que seguem a partir de medições cuidadosas das separações entre pares de galáxias (exemplos de tais pares são ilustrados aqui).

   Censo Galáctico confirma a existência da misteriosa Energia Escura.

   Um censo galático de 200 mil galáxias, pode confirmar, que a força misteriosa da Energia Escura, é o que está puxando partes do universo à velocidades cada vez maiores, segundo um novo estudo.  Esta força misteriosa age como uma força constante e uniforme que afeta o universo e conduz sua descontrolada expansão.

   A Energia Escura tem sido até agora, uma força inexplicável, mas o que pode provar a teoria de sua existência, é o resultado de observação e estudo de como as galáxias estão sendo dragadas lentamente, mesmo sob proteção e ação de sua própria força de gravidade. Para isso, mapas tri-dimensionais, detalhados, das galáxias estão sendo desenvolvidos, para que cientistas possam analisar a atuação desta força desconhecida, através do movimento das galáxias.


O que é a Energia Escura?

A energia escura é o nome dado a uma força inexplicável, que está atraindo as galáxias distantes umas das outras, contra a força da gravidade, em um ritmo acelerado, é um pouco como uma anti-gravidade. Quando a gravidade puxa as coisas a um nível mais local, a energia escura as puxa numa escala maior.  Sua existência não está comprovada, mas a energia escura, é o melhor palpite, de muitos cientistas para explicar a acelerada e confusa expansão do universo. Especialistas ainda não sabem o que está conduzindo essa força, mas a busca para saber mais sobre a energia escura é uma das prioridades dos cosmólogos.


Fonte: FoxNews.com , Space.com
Fotos/Crédito: NASA/JPL-Caltech
 
Leia a notícia completa em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...