quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Assassino Silencioso, Que Está nos Matando Lentamente

 Canoas RS - O ar que respiramos - Foto: Gério Ganimedes
18:00 horas


   Estamos sendo, silenciosa e lentamente, condenados a morte, por agentes poluentes, nem sempre divulgados, ou apresentados por instituições governamentais ou reportagens da mídia convencional. Na verdade o que está acontecendo é a substituição do verdadeiro agente culpado ou do assassino propriamente dito, por outros que muitas vezes, podem até afetar o ar que respiramos, mas não contribuem tanto, como o que apresentarei para vocês neste post e que tem por objetivo, apresentar a prova de um crime, que ocorre diáriamente, no ambiente onde vivemos, respiramos e com certeza será nosso carrasco em pouco tempo se medidas drásticas não forem tomadas para encarcerar este criminoso livre e ignorado.

   Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) , fundada em 1968, como a unidade de negócios da Petrobrás no Rio Grande do Sul, localizada no bairro São Luís, município de Canoas. Deste local diáriamente são emitidos para a atmosfera grandes quantidades de fumaça e chamas e com certeza uma série de poluentes, que conforme o vento se dissipam no ar, ao ponto de formarem grandes nuvens sobre a cidade de Canoas, Esteio e Porto Algre. O cenário, dependendo do dia se torna assustador, macabro e sombrio. Nossa respiração é prejudicada, nossos olhos ardem, nossa garganta acumula um muco escuro, isso sem falar das constantes dores de cabeça e enjôo que chegam ao ponto de causarem vômito. Respirar aqui nesta região, já esta se tornando coisa de super-herói, porque é assim que nosso pulmão e sangue está se transformando, numa espécie de radiador e regente químico catalisador, respectivamente. Esta semana o cenário atingiu o limite do aceitável, então aproveitando o meu próprio espaço decidi publicar esta barbárie anti-ecológica e de total ignorância humana.

Nuvem de fumaça avança sobre Porto Alegre - foto: Gério Ganimedes
02:00 horas da madrugada


   As fotos mostram por sí só, o quão assutador é a paisagem que se transformou minha cidade e toda a região metropolitana de Porto Alegre. Não podemos mais aceitar isso, ou estaremos preparando nossa própria documentação de óbito.

   Não me venham com campanhas anti-tabagismo, dizendo que o cigarro mata, que o escapamento dos milhares de carros que circulam pela BR-116, poluem e deixam o ar contaminado. Sabemos que o cigarro faz mal, isto já está comprovado. Reconhecemos que o escapamento dos automóveis colaboram para piorar, mas e esta fumaça infernal, que parece proveniente, mais precisamente do quinto dos infernos do que de uma refinaria. Esta faz o que com nosso corpo? Destroi lentamente, mata a cada tragada de ar que respiramos . Tem noites, em que a nuvem de poluentes avança a tal distância, de sua origem, que deixa até a noite de Porto Alegre, sob a sombra de sua atmosfera nociva.

 
Canoas RS - O ar que respiramos - Foto: Gério Ganimedes
19:00 horas
 
   Estou angustiado e clamando por explicações, diante de toda esta porcaria, que esta sendo pulverizada no ar que respiramos, na rua e dentro de nossas casas. O que as instituições, agências reguladoras e de fiscalização do governo tem a dizer sobre isso? Quero respostas, pois meus filhos estão vivendo nesta biosfera podre e sem qualquer tipo de controle ambiental. E não me venham depois dizer que é o "pum" do cupim e o esterco de gado, no campo, que está com seus gases naturais, acabando com nossa estratosfera, coisa que já ouvi de um biologo e ambientalista.

Fiquem bem, porque aqui o ar está difícil de respirar ...

Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...