quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fenômeno Atmosférico Registrado em Gravataí - RS

 Foto - crédito: Rubens

   Por razões climáticas mais rigorosas e outras interferências que o planeta vem sendo submetido ultimamente, estamos, graças aos "Skywatchers", observadores do céu, reunindo uma série de fenômenos atmosféricos e também anômalos. No caso abaixo, acredito estarmos diante de um fenômeno mais conhecido de nós, como "Halo Solar", que se forma, quando os raios de luz solar são desviados por cristais de gelo (agem como um prisma, refratando a luz) na camada superior da atmosfera, formam uma espécie de anel em torno do Sol. O fenômeno com certeza ocorreu, porque a região sul está sendo atingida por fortes correntes de ar gelado, mas o que torna a imagem diferente são as emanções de luzes e raios por entre as nuvens e a própria disposição das nuvens no céu.

Foto - crédito: Rubens

   Por intermédio de nosso colaborador, Rubens, obtivemos o registro, de mais um fenômeno atmosférico na região metropolitana de Porto Alegre - RS.

   De acordo com dados, repassados pelo próprio Rubens, "Essa filmagem foi feita com uma câmera “Oregon Scientific” Mega Pixel f=8.34mm F= 3.0, no horário das 11h35min ás 11h56min, desta manhã de quarta-feira(18), durante este intervalo de tempo que ocorreu este fenômeno no sol e no céu. Fotos e filmagem foram feitas nas proximidades do Loteamento Residencial Santa Cecília na parada 107 no Município de Gravataí (RS)".

   Observação: O objeto preto no centro do Sol, que aparece na filmagem, trata-se de um efeito, gerado pelo sistema de proteção de câmeras digitais, que para evitar danos ao CCD ou CMOS do equipamento, que desligam através de software os pixels atingidos por maior incidência de luz, seja solar ou artificial, para evitar danos aos componentes. Os feixes de luz de cor vermelho e rosa, que aparecem no vídeo, são causados por alterações neste recurso da câmera - Gério Ganimedes



Fonte do Vídeo e Crédito: Rubens



   Agradecimentos especiais do Projeto Quartzo Azul, ao nosso amigo e colaborador Rubens, pelo envio do material, tanto fotos como o vídeo.

Gério Ganimedes

 

2 comentários:

  1. Olá irmaos,

    Este "halo solar", presenciei aqui estes dias com céu limpo, nenhuma presença de nuvens. Um grande anel com um raio em torno de 10 vezes o tamanho do sol. Outro fato que observei por aqui tb, foram linhas um pouco escuras cruzando o céu.

    Sds, Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Olá hoje estava na minha calçada e olhando para a frete Eau quando derepente um feixe de luz caindo do céu me chamou atenção, e após a luz sumir entre o mato deu três clarões. Me pergunto o que era.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...