terça-feira, 31 de maio de 2011

Mamíferos Marinhos Paracem estar Desorientados

Foto crédito Daily Mail - UK


      Mais um caso de encalhe e morte de baleia na Inglaterra

   Baleia cachalote gigante de aproximadamente 20 toneladas e 13,41 metros morre encalhada na praia de Redcar, no mar do Norte, em Cleveland - Inglaterra.  A baleia parcialmente submersa, foi declarada morta, pouco depois de nove horas, apesar dos bombeiros  mante-la molhada com jatos de água.

   Richard Ilderton, da "British Divers Marine Life Rescue", que foi chamado para atender a criatura, disse que o Mar do Norte foi o ambiente errado para uma criatura tão grande e qualquer tentativa de desencalhar mesmo que fosse possível, teria sido cruel, causando muito sofrimento ao animal . Segundo especialistas, o mar do norte não é um ambiente rico em alimentos para esta espécie de baleia. Na falta de alimento elas desidratam-se, porque toda água que consomem, vem do alimento por elas ingeridos. Ilderton disse: "Embora tenhamos baleias no mar do Norte, não é um ambiente propício para o cachalote, pois a oferta de alimentos não está lá. Elas não comem, ficam desnutridas, desidratadas, porque as baleias não bebem, elas retiram o líquido de seus alimentos".  A baleia vai permanecer na praia durante a noite, vigiada por guardas de segurança, antes de um exame ou autópsia que será realizado amanhã por zoólogos.

 
Fonte: Daily Mail - UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI


 
   Comentário do Autor

   Estamos assistindo, todos os dias, imagens do desequilíbrio da natureza. Mamíferos aquáticos se jogando contra pedras e praias numa espécie de suicídio coletivo, grandes baleias, mamíferos inteligentes,  demonstram em sua sabedoria milenar, escolher à morte ao sofrimento. Navegam desordenadas e quem sabe até desorientadas, pois acredito que seus mecanismos locomotores e de orientação estejam sofrendo com as recentes mudanças geomagnéticas, com os abalos sísmicos no leito dos oceanos, com a falta de alimento e a poluição dos mares, mas mesmo assim as pessoas ainda vislumbram o cenário de tragédia, de um gentil gigante dos mares, com um certo espanto e fazendo-se não compreender a razão desta triste cena. Razão essa, que está sendo mostrada e escancarada diariamente nos últimos tempos e que o homem parece fazer questão, de não ver e não ouvir. Continuem assim, não querendo ver, nem ouvir, logo não estarão sentindo também, pois será a nossa vez de encalharmos num planeta seco e sem vida.
 
 
Gério Ganimedes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...