domingo, 15 de maio de 2011

A Vida no Universo Evolui Naturalmente, mas a Terra, com Certeza, Teve um Toque Divino

Foto - crédito: NASA

      Um Oceano de Magma encontrado dentro da Lua de Júpiter 

    Com mais de 400 vulcões ativos, a lua de Júpiter Io, é considerado um dos planetas mais originais do sistema solar. Recentes pesquisas mostram, o que pode ser a chave para a natureza desta lua misteriosa.
 
   Um grupo de cientistas da UCLA, UC Santa Cruz e da Universidade de Michigan terminaram uma nova análise dos resultados da sonda Galileo da NASA, que orbitou Júpiter entre 1995-2003. Suas últimas descobertas revelam, a resposta para a superatividade vulcânica da lua, que é um oceano de magma fundido que se esconde, a apenas 30 metros abaixo da superfície. Os resultados da equipe foram publicados em um estudo na revista "Science" em 13 de maio.

   Enquanto a revelação, de que o oceano de magma, é uma nova descoberta, a informação recolhida a partir da missão Galileo,  originalmente já tem perto de nove anos de idade.

   Uma foto captada pela sonda Galileo da NASA, em 1996, mostra Io, a lua de Júpiter, como o corpo mais vulcânico no sistema solar.

Foto - crédito: NASA

   Os pesquisadores foram capazes de testar suas teorias usando indução eletromagnética, nos detectores de metais, mesma técnica de utilização dos aeroportos. Um detector de metal comum gera uma onda eletromagnética que é refletida em superfícies reflexivas. Neste caso segundo, pesquisadores da UCLA, Júpiter foi utilizado para produzir a reflexão.

   Pesquisas recentes em física mineral descobriram, que certos tipos de rocha se tornam extremamente condutoras quando derretidas, o que levou Dr. Khurana e sua equipe a testar a teoria de um oceano de lava derretida. Enquanto o mar de magma revela, porque Io, está em um constante estado de erupção vulcânica. Elas também explicam, porque Io não gera o seu campo magnético.

   Segundo a equipe de pesquisadores da UCLA, tanto a Lua, como a Terra passaram por fases, em que cada uma, tinha um oceano de magma, logo após sua formação. E foi depois do oceano de magma congelar, que a vida tornou-se capaz de começar em nosso planeta.


Foto Ilustrativa

   Por enquanto, Io permanece, um planeta verdadeiramente diferente. Dr. Khurana, compara a superfície de Io, a uma pizza recém-assada, observando que em 1 / 40 do tamanho da Terra, Io produz 40 a 100 vezes mais lava a cada ano, do que todos os vulcões da Terra.  Segundo, Dr Khurana, Io é o único planeta que conhecemos do sistema solar que possui um oceano de magma.

Krishan Khurana, é líder do estudo e co-investigador dos dados do magnetômetro da sonda Galileo junto à Universidade da Califórnia

Fonte: Fox News
Leia a notícia completa em inglês AQUI




   Comentário do Autor

   Baseado nestes estudos científicos e análises de formação dos planetas, me arrisco a dizer que vivemos em cima de uma crosta esfriada de magma, onde bem abaixo de nós um lençol de pedra derretida, flui de maneira ordenada e equilibrada mantendo a vida na superfície estável, até que algum desiquilíbrio estrutural aconteça. Podemos até ir mais além e concluir, que no fundo, todos os planetas nasceram de uma mesma maneira, o que mudou o destino de cada um foi alguma ação divina, para que a vida se desenvolvesse de forma harmoniosa e reprodutiva.

Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...