terça-feira, 31 de maio de 2011

Um Raro Eclípse do Sol da Meia-Noite


   Um eclipse anterior do Sol da Meia-Noite, fotografado por Oddleiv Skilbrei, no norte da Suécia em 31 de julho de 2000.  O eclipse de 01 de junho de 2011, será duas vezes mais profundo.


   31 de maio de 2011

   Parece um paradoxo, um eclipse solar na meia-noite, mas segundo a NASA, é o que está prestes a acontecer


Crédito: NASA/GSFC

   "Pode soar como uma contradição, ter um eclipse solar no meio da noite, mas isso é o que veremos no norte da Noruega, Suécia e Finlândia, em 01 de junho", disse Knut Joergen Roed Oedegaard, astrofísico do Centro Norueguês para Educação e Ciência, em Oslo.  Nesta época do ano, explica ele, o sol não se põe em algumas partes do Ártico, portanto, um eclipse solar, é teoricamente possível a qualquer hora do dia.

   Quando o relógio bater meia-noite local no norte da Noruega, no final de 01 de junho, cerca de metade do sol remanescente será coberto pela lua. Fred Espenak, do Goddard Space Flight Center da NASA, escreve que "o eclipse poderá ser visto a partir da Sibéria, norte da China, partes remotas do Alasca, Canadá e Islândia, onde as circunstâncias do eclipse foram calculadas". "O grande eclipse ocorrerá às 21:16 Hora Universal, em 01 de junho. Nesse momento, um eclipse de magnitude 0,601 será visível a partir da costa ártica da Sibéria ocidental, já que o sol se posiciona no horizonte norte."


   Nem todos os lugares na zona do eclipse estão em linha para um evento na meia-noite. Espenak observa que, Reykjavik, na Islândia, vai experimentar um eclipse de 46% pouco antes do pôr do sol, uma bela maneira de terminar o dia, enquanto o norte da China recebe o eclipse ao nascer do sol. 

   Uma tabela da NASA listas os momentos-chave para as grandes cidades.


Fonte: Author: Dr. Tony Phillips | Credit: Science@NASA
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/31may_midnightsun/


Colaboração: Maria das Graças S.V.
Tradução: Gério Ganimedes


Um comentário:

  1. Meu filho vai nascer entre esses dias, pois eu vi eu não gostaria que ele nascesse.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...