terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alterações no Universo Parecem Estar Causando Estragos Cósmicos

Crédito: Jon Lomberg


Cientistas disseram, que mudanças extremas de brilho, observadas em uma pequena estrela anã-marrom próxima, parece indicar a maior tempestade já vista em um mundo alienígena.

Astrônomos anunciaram que uma estrela pequena e fraca, parece estar sendo assolada por uma mega tempestade, a mais violenta do que qualquer outra já registrada em outro mundo. A estrela, chamada de anã-marrom, é mais massiva do que um planeta gigante, mas muito mais leve que a maioria das estrelas. Durante um período de várias horas, a estrela exibiu variações de brilho  maior do que, qualquer outra já vista em uma fria anã-marrom.

A estudante Jacqueline Radigan, da Universidade de Toronto, disse em um comunicado: Nós descobrimos que o brilho, de nossa estrela alvo, é alterado em 30 por cento, em pouco menos de oito horas”.

“A melhor explicação é que as manchas mais brilhantes e mais escuras da sua atmosfera estão chegando, ao nosso ponto de observação, a medida que a anã-marrom gira sobre seu eixo”.

Jacqueline Radigan apresentará um documento sobre as conclusões, esta semana, na Conferência sobre Sistemas Solares Extremos II, em Jackson Hole, Wyoming - EUA.

"Nós poderíamos estar olhando para uma gigantesca tempestade nesta anã marrom, talvez uma grandiosa versão da Grande Mancha Vermelha de Júpiter em nosso próprio sistema solar, ou poderemos estar vendo as mais quentes, das camadas mais profundas da sua atmosfera através de grandes buracos no cobertor de nuvens", disse o astrofísico da Universidade de Toronto, Ray Jayawardhana, autor do recente livro “Strange New Worlds: A busca por planetas alienígenas e vida além de nosso Sistema Solar”.

Os pesquisadores observaram a estrela, chamada 2MASS J21392676 0220226, usando a câmera de infravermelha do telescópio de 2,5 metros no Observatório Las Campanas, no Chile. Eles fizeram observações repetidas ao longo de vários meses e descobriram que as variações de brilho estavam diferentes das medidas em semanas anteriores.

"Medir a rápida mudança das características das nuvens em atmosferas de uma anã-marrom, pode nos permitir inferir a velocidade do vento atmosférico e eventualmente, nos ensinar sobre como os ventos são gerados em anãs-marrom e atmosferas planetárias", disse Radigan.

Os pesquisadores apresentaram os seus papéis ao Astrophysical Journal.

Fonte: Space.com
Leia a noticia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes



Comentário do Autor

Está na cara que tem algo de errado, ou certo, a nível cósmico e que está alterando, sem piedade, tudo que está no cosmos. Pelo visto, esta força desconhecida, não está só “cutucando” nosso Sol, mas tudo que está submerso na gelatina espacial.  Resta saber se esta “coisa” está próxima ou ainda longe de nós. Porém, visto que, os astronautas parecem estar saindo as pressas da ISS (Estação Espacial Internacional) e deixando até as luzes acesas, vemos que esta força desconhecida que se aproxima, já não está deixando dormir muita gente, da NASA e do Vaticano.

Gério Ganimedes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...