terça-feira, 13 de setembro de 2011

Manchas Solares Antigas Retomam Atividade na Superfície do Sol



Uma gigantesca coluna de gás ionizado, chamado plasma (à direita), pula para fora do Sol da mancha solar 1283, nesta foto tirada pelo Observatório Dinâmico Solar. Esta mancha gerou quatro explosões solares e três ejeções de massa coronal nos dias 06-08 de setembro de 2011.  Crédito: NASA / SDO / AIA

Uma região ativa do sol, que projetou poderosas tempestades solares, durante  quatro dias, em sequencia, na semana passada, provavelmente ainda vai dar muita preocupação aos especialistas, afirmam os cientístas do clima espacial.

Oficialmente, a região de onde eclodiram a sequência de explosões, é chamada de mancha solar 1283. O que os especialistas observaram é que manchas antigas e fiéis, parecem não cessar sua atividade com o passar do tempo e sim que virão a eclodir novas erupções novamente antes que ela se dissipe.

As Manchas Solares

As manchas solares são regiões temporárias e escuras na superfície do sol causadas pela intensa atividade magnética. Algumas duram horas antes de desaparecer, outras permanecem por dias, semanas ou até mesmo meses.
 
Poderosas tempestades solares, muitas vezes irrompem das manchas solares. Estas incluem radiação arremessando erupções solares e os fenômenos conhecidos como ejeções de massa coronal (CMEs) - nuvens maciças de plasma solar, que podem avançar pelo espaço com velocidades superiores a 5.000 quilômetros por hora.

De 5 a 8 de setembro 2011, a mancha solar 1283 produziu quatro grandes explosões e três CMEs (Ejeções de Massa Coronal). Duas das explosões foram de Classe X e dois eventos foram de Classe M. (Fortes erupções solares são classificadas de acordo com um sistema de três classes, são elas: Classe X são as mais poderosas, Classe M são as de força média e Classe C são as mais fracas. Enquanto o movimento rápido, anteriormente observado na mancha solar 1283, parecia ter morrido, em atualizações recentes a mancha parece ter ganhado força e está prestes a entrar em erupção novamente em breve.


Fonte: Space.com
Notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes




Um comentário:

  1. A estrela Sol brilha por sua própria luz*
    Queima sua própria matéria’
    Trato as manchas solares de bôrras...
    Bôrras essas que flutua sobre a esfera solar centrifugamente.
    O magnetismo do Sol obedece ao centro da galáxia e converge seu raio norte sul ao centro da Via-Láctear.
    O Ciclo Solar de onze anos é estudado desde hann Rudolf Wolf.
    Em 1852, Wolf foi uma das quatro pessoas que descobriram a ligação entre o ciclo Solar e atividade geomagnética na Terra. Segundo a comunidade astronômica internacional.
    Poderemos contemplar as atividades do Sol... Vale lembrar o uso de filtros.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...