quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novos Equipamentos de Precisão e Sensibilidade Para Procurar por Vida Extraterrestre

Crédito: Daily Mail - UK

Sensibilidade: Os pratos do SKA (Square Kilometre Array) serão capazes de detectar umradar de aeroporto” em um planeta à 50 anos-luz de distância da Terra.

"Ele vai revolucionar a nossa compreensão do universo": O telescópio mais potente já construído vai responder as grandes questões sobre o cosmos.

Perguntas fundamentais não respondidas sobre o nosso universo, vão  finalmente ser respondindas, graças a um telescópio R$ 3,5 bilhões, chamado de “Square Kilometre Array” (SKA) – Disposição por Quilômetro Quadrado. Ele vai recolher tanta informação sobre o cosmos que um supercomputador, equivale em poder, de um escalonamento de um bilhão de PCs, será necessário para processar todos os dados coletados.

O SKA será composto de milhares de pratos (antenas) distribuidos, numa área de 3057 quilômetros, com uma superfície total de um quilômetro quadrado
, que irá fornecer os dados de tal forma, que um astrônomo declarou, que vai mudar completamente a nossa visão do universo.

O Dr Ian Griffin, da Associação de Ciência e Centros de Descoberta do Reino Unido, disse: "O projeto SKA irá fornecer aos astrônomos, uma ferramenta nova e fantástica que pode muito bem, revolucionar a nossa compreensão do universo".

"Com a sua enorme área, o telescópio irá mostrar detalhes incrivelmente bem detalhados de galáxias e ajudar a testar a teoria da relatividade, estudando objetos emocionantes e misteriosos, como os buracos negros e permitir que os astrônomos saibam mais sobre a história inicial do universo."

A comunidade científica também acredita que o SKA, representa nossa melhor chance de descobrir se há vida além do nosso sistema solar.

Para fazer isso exigirá tecnologia de ponta. A SKA tem pratos ou parabólicas de 15 metros, que irão detectar a radiação eletromagnética emitida por objetos no espaço, será o mais sensível jamais construído, capaz de detectar umradar de aeroporto” em um planeta a 50 anos-luz de distância.

Estes pratos serão complementados por matrizes de baixa e média freqüência de abertura, que proporcionam um grande campo de visão e são capazes de observar mais de uma parte do céu de uma vez.

O volume de dados produzidos a partir os pratos serão incompreensível, muitos Petabits por segundo, ou cerca de 100 vezes o tráfego de internet global atual e suficiente para encher 15 milhões de iPods de 64 GB a cada dia.

KAT-7 em Karoo na África do Sul
 
A transferência de dados e informações será realizada em cabo de fibra óptica de quantidade suficiente, que poderia dar a volta ao mundo duas vezes. Além disso, um super computador com capacidade de processamento de um milhão de trilhões de operações por segundo deverá ser construído para analisar e trabalhar com os dados, que é mil vezes mais rápido que o mais poderoso que temos hoje. Uma porção de inteligências serão necessárias para a construção do SKA e há 67 organizações em 20 países contribuindo para a sua concepção e fabricação. Um local para sua instalação ainda está sendo decidido, mas a África Austral, Austrália e Nova Zelândia estão todos dentro do programa para sua localização. Todos estes locais, oferecem áreas com condições ideais para telescópios, que deve ser livres de interferência eletrônica, como a gerada por telefones celulares. Espera-se que a construção comece em 2016, com os pratos que vêm em linha, oito anos depois. Um protótipo do SKA chamada KAT-7, que consiste em sete pratos de 16 metros está passando por testes no deserto Karoo na África do Sul.


Fonte: Daily Mail - UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes







Um comentário:

  1. Está aí uma cousa que não entendo: a teoria da conspiração afirma que o governo americano sabe da existencia de extraterrestres. Se fosse isso mesmo, o que justifica o gasto de milhões com aparelhos , para a busca de vida alieníginas?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...