quarta-feira, 7 de setembro de 2011

De olho no céu – Vão chover destroços!


Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera.
CRÉDITO: NASA Marshall Space Flight Center


"Cabeças voltadas para cima" - Essa é a frase da NASA, hoje (07 de setembro de 2011), dada a probabilidade iminente, da reentrada de um satélite de 6,5 toneladas na atmosfera da Terra.

Oficiais da NASA disseram que o enorme Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (SRVAS) deverá reentrar na atmosfera da Terra, em uma queda descontrolada, no final de setembro ou início de outubro. Grande parte da nave espacial, está previsto, para queimar durante a reentrada, mas algumas peças, poderão ficar intactas e se chocarem com o solo.

A agência espacial dos EUA irá tomar medidas para informar ao público sobre as peças da nave espacial, que são esperadas a resistirem na reentrada.

muito cedo para dizer exatamente quando o SRVAS vai reentrar e área geográfica que pode ser afetada, mas a NASA está observando o satélite de perto e vai mantê-los informados", disse a Nasa em um comunicado divulgado hoje.

Pequeno risco para a saúde pública

Uma análise de reentrada e de sobrevivência para os componentes do SRVAS foi realizada há vários anos com um programa (software) chamado Ferramenta de Análise de Sobrevivência de Objetos na Reentrada ou (ORSAT – sigla em inglês). As análises de computador mostraram que cerca de 150 tipos de componentes, incluindo o corpo principal do satélite, vai desintegrar durante a reentrada e 12 tipos (26 contando diversos componentes) sobreviveria a queda em chamas na reentrada. A avaliação indicou uma massa sobrevivente de 532 kg, caindo dentro de uma área de 800 km.

"O risco à segurança pública ou a propriedade é extremamente pequena e segurança é prioridade máxima da NASA", apresentou um Web site da NASA dedicado à reentrada.

"Desde o início da Era Espacial na década de 1950, não houve relatos confirmados de uma lesão resultante de objetos que re-entraram na atmosfera terrestre. Também não existe um registro de danos materiais significativos resultantes de satélites na reentrada".


Fonte: Space.com
Leia a notícia completa em inglês AQUI


Comentário do Autor

Realmente, tudo que sobe, uma hora desce. E assim será ... Já não chegam as preocupações, com o que pode nos atingir aqui em baixo, agora temos que ficar com dores no pescoço olhando para o céu. Logo seremos obrigados a usar capacetes reforçados para caminhar na rua e torcer para não cair em nossas cabeças, uma privada de aço, de 500 Kg da Estação Espacial Internacional.

Fiquem bem ... E de olho no céu, "o seguro morreu de velho".

Gério Ganimedes




 

Um comentário:

  1. Bom dia Gério Ganimedes!!!

    Venho acompanhando sei Blog a pouo tempo, e aapesar de alguns posts exagerados e tal, alguns artigos são interresantes.

    mas minha pergunta é:
    Você Gério conhece o site: "portal camelo", se sim o que você acha do trabalho deles e as entrevistas que eles fazem?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...