sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cometa é Dragado pelo Sol, Mas Não Foi o Elenin!



Este frame retirado, a partir de um vídeo, feito pelo observatório dinâmico solar SOHO em órbita, mostra um cometa em direção ao Sol. O sol acabou de disparar uma ejeção de massa coronal, Venus é o objeto grande e luminoso à esquerda.

Este cometa condenado, nunca teve sua chance, quando entrou no nosso sistema solar, pois já estava em rota de colisão com o sol. Agora o seu desaparecimento foi capturado em um vídeo inesquecível. [Ver mais abaixo]

Os astrônomos amadores Michal Kusiak da Polônia e Schmalz Sergei da Alemanha, viram o cometa na terça-feira(13). Um dia depois ele foi engolido pelo sol.

De acordo com Spaceweather.com, o cometa já havia se quebrado a partir de um maior parte da família de cometas Kreutz. Tais organismos, são geralmente demasiadamente pequenos para ver, mas neste caso, foi grande o bastante para permanecer visível.

O evento inteiro foi filmado pelo Observatório Orbital e Heliosférico Solar (SOHO)da Agência Espacial Europeia. A imagem mascarada por um disco opaco, para que seja possível as filmagens e registros, ocorreu apenas horas, após uma enorme tempestade solar, mas os especialistas disseram que é improvável que os dois incidentes estejam ligados.

O Space.com disse que o cometa foi 'arrastado' para o sol e que recentemente foram desencadeadas ejeções de massa coronal mais fortes e labaredas solares mais intensas, uma vez que o sol está no máximo, em seu ciclo de atividade de 11 anos. Segundo o Space.com, na semana passada, por exemplo, o sol gerou duas ejeções de Classe X - o tipo mais forte  e três Ejeções de Massa Coronal médias.

Outro cometa foi registrado colidindo com o sol, em maio passado, aparentemente criando uma ejeção de massa coronal.

No entanto, enquanto parece ocorrer uma ejeção, logo após a colisão, a maioria dos cientistas dizem, que não há atualmente nenhuma prova definitiva, que venha sugerir, que os dois eventos estejam relacionados.


Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...