sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nasa Descobre Padrão Nas Explosões Solares

Análises feitas pela NASA das explosões solares (Foto: NASA/SDO/Tom Woods)



Nasa descobre padrão para "Labareda Tardia" de explosões solares. Sol emite energia não só na erupção principal. Nova compreensão pode ajudar a prever fenômeno, que influencia a Terra.

Da EFE

A NASA (agência espacial americana) informou nesta quarta-feira que 15% das explosões solares têm distintas "fases de labareda tardia" que não tinham sido observadas e que podem ajudar a prever o fenômeno que explode rumo à Terra desde o Sol.

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) da Nasa analisou 191 explosões solares desde maio de 2010 e descobriu que algumas das erupções têm uma fase tardia alguns minutos ou horas depois de começar, além de produzirem muito mais energia no espaço do que se acreditava até então.

"Estamos começando a ver todo tipo de coisas novas. Vemos um grande aumento nas emissões, desde meia hora a várias horas depois (da origem da explosão) que às vezes é maior que a emissão das fases originais da labareda", disse Phil Chamberlin, subdiretor cientista do projeto do SDO.

Chamberlin explicou que foram registrados casos nos quais, se fossem medidos apenas os efeitos da erupção principal, seria subestimada 70% da quantidade de golpes de energia recebida pela atmosfera terrestre.

Uma análise mais detalhada da quantidade de energia depositada na atmosfera terrestre poderá ajudar os cientistas a quantificar a energia que o sol produz quando entra em erupção.


"Durante décadas, medíamos as erupções através do pico dos raios X. Mas começamos a ver que os picos não correspondiam aos dados e pensamos que era uma anomalia ou que algum de nossos instrumentos estava falhando", afirmou Tom Woods, cientista espacial na Universidade do Colorado.

No entanto, à medida que confirmaram os dados com outros instrumentos, observaram que os padrões se repetiam ao longo dos meses.


Fonte/Crédito: G1 
Link da notícia AQUI 
Colaboração: Getúlio Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...