sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Talvez o Universo Possa Chegar Mais Rápido Até Nós


Cientistas dizem ter achado partícula mais rápida que velocidade da luz. Partícula chamada neutrino chegou 60 nanossegundos antes da luz, mas segundo teoria de Einstein, isto seria impossível.


 
Física moderna de Albert Einstein em revisão
Crédito: AP

(E = mc2), está errado?

É um dos pilares mais fundamentais da física, entretanto, a teoria da relatividade de Einstein poderia ter nela alguns buracos subatômicos. Se os resultados de uma experiência se confirmarem, seria a maior surpresa da física nas últimas décadas. Os cientistas do maior laboratório de física do mundo, dizem ter gravado as partículas subatômicas, conhecidas como neutrinos, viajando mais rápido que a velocidade da luz. Segundo a teoria da Relatividade (conhecido pela equação E = mc2) de Albert Einstein de 1905, essa façanha é impossível. No entanto, nesta quinta-feira, 22 de setembro de 2011, cientistas europeus divulgaram uma descoberta, que promete mudar uma das bases fundamentais da física: partículas ultrapassaram a velocidade da luz. O anúncio foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) a partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). Se os resultados do experimento forem confirmados, isto poderá acarretar uma reformulação geral na teoria da relatividade de Albert Einstein. Segundo os pesquisadores, os dados foram checados durante seis meses e as medições refeitas 15 mil vezes.

Partículas elementares, conhecidas como "neutrinos", foram arremessadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos, ou 60 bilionésimos de segundo, mais rápido do que a luz ao seu destino. Parece pouco, mas segundo Einstein, nada no Universo poderia ser mais rápido que a velocidade da luz, nem um nanossegundo.
O resultado abre "perspectivas teóricas completamente novas", disse o CNRS em  comunicado. "Dito de outro modo, em uma 'corrida de fundo' de 730 km, os neutrinos cruzaram a linha de chegada com 20 metros de vantagem" , explicou o CNRS. Milhares de experimentos já foram feitos no passado para testar os limites da velocidade da luz, mas até agora nada foi encontrado que fosse mais rápido que ela.


Fonte: Daily Mail – UK, AP e Globo.
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...