Neve rara que caiu em La Silla Paranal Observatory,
no deserto chileno de Atacama. Crédito: ESO / Y. Beletsky
Preparem-se porque nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2011, um observatório europeu vai anunciar o que descreve como "Maior" planeta alienígena já descoberto.
O Observatório Sul Europeu (ESO) vai realizar uma conferência de imprensa às 10 horas EDT (1400 GMT) desta segunda, através de um relatório de resultados significativos e novos no campo de exoplanetas, funcionários do ESO, disseram em alerta para a mídia.
Os resultados da descoberta, foram obtidos com o “High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher instrument”, mais conhecido como HARPS, disseram as autoridades. HARPS é um espectrógrafo do ESO com 3,6 metros instalado no telescópio de La Silla, no Chile.
Funcionários do ESO disseram que, Kissler-Patig ou Liske irá discutir o futuro da pesquisa de exoplanetas com o telescópio europeu ESO. Este instrumento será o maior telescópio do mundo, com um espelho principal de 39,3 metros. Ele será construído em Cerro do Chile na montanha Armazones e poderá começar a funcionar no início da próxima década.
O ESO não deu mais detalhes sobre o que Pepe e Kaltenegger irão discutir. Ambos os cientistas estão ativamente envolvidos na busca de planetas exoplanetas potencialmente habitáveis - aqueles em que a água líquida e talvez a vida como a conhecemos, poderia existir.
De acordo com o Laboratório de Jato Propulsão da NASA, os astrônomos descobriram 564 planetas alienígenas confirmados até à data, com mais de 1.000 mundos candidatos, sugeridos por dados do observatório espacial Kepler.
Fonte: Space.com
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Caro Gério , boa tarde!
ResponderExcluirPude constatar pelo seu perfil que voce é astronomo amador. Muito se fala num tal planeta nibiru , que está se aproximando da Terra , e em 2012 , lá para dezembro, vai passar tão perto, que poderá ocorrer catastrofes de grandes proporções. Gostaria de lhe perguntar, para voce como astronomo , se voce já viu esse planeta , ou , algum indício do mesmo. Creio que, já era para ele ser visivel , pelo menos
através de telescópios ,não?