Alerta de Tempestade Geomagnética: Um avanço na atividade da superfície do sol, depois de um impulsionamento duplo, de Ejeções de Massa Coranal (CME), como consequência de explosões da mancha AR1302, em 24 de setembro de 2011, produziu uma nuvem de partículas que viaja diretamente para a Terra. Este golpe significativo deverá atingir nossa magnetosfera (campo magnético do nosso planeta) possivelmente, em 26 de setembro em torno de 14:00 (Horario Universal). Meteorologistas do NOAA relataram em boletim informativo que estimam que existe uma chance de 30% de fortes tempestades geomagnéticas quando estas nuvens chegarem. A forte atividade solar que desencadeou dois Flares (Chamas), de classe X (A classe mais forte de chamas), desde o dia 22 de setembro, partindo das manchas solares AR1302, parecem estar guardando algo mais, para as próximas horas. A região ativa, tem um complexo campo magnético, que abriga energia muito forte para erupções de classe M e classe X. Flares (chamas) da AR1302 vão se tornar cada vez mais ativas e com mais poder de expulsão de nuvens carregadas de particulas, voltadas diretamente para a Terra.
Das manchas solares ativas, a AR1302, se transformou em um transmissor solar de rádio de ondas curtas. Ondas de choque com ondulação magnéticas provenientes das manchas solares provocam oscilações e excitam o plasma na atmosfera do sol. O resultado são rajadas de estática que podem ser ouvidas nos alto-falantes de rádios de ondas curtas na Terra. O Rádio amador e astrônomo Thomas Ashcraft gravou esta amostra de seu observatório no quintal de sua casa, no Novo México em 24 de setembro. Ouçam o sinal sinistro das ondas se propagando clicando no ícone abaixo:
O Som do Sol
Crédito: Spaceweather.com
Fonte: NOAA - Spaceweather.com
Crédito: Thomas Ashcraft
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Olá, mais sem querer ser chato, cade a porr... do eclipse do Elenin do dia 25/09/2011? Ele passou em frente ao sol e nenhuma imagem do ocorrido???
ResponderExcluir